Saúde – 04/12/2012 – 14:12
Objetivo é atualizar conhecimentos para aprimorar diagnóstico e tratamento de pacientes, a começar pelas unidades de atenção básica de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), promove treinamento teórico e prático em Hanseníase, nos próximos dias 5, 6 e 7, ou seja, nesta quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.
O treinamento destina-se principalmente aos profissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, bioquímicos e biomédicos e outros) que atuam nas Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas.
Conforme consta na programação, estarão em Três Lagoas para aulas teóricas e práticas profissionais renomados e de referência nacional no diagnóstico e tratamento da Hanseníase.
Entre a equipe desses profissionais, o médico dermatologista, Jaison Antonio Barreto, do Instituto Lauro de Souza Lima (Bauru-SP); farmacêutica bioquímica Eunice Atsuko Totumi Cunha, do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS); enfermeira sanitarista Marli Marques, gerente técnica do Programa de Controle de Tuberculose (PCT) e Hanseníase (PCH) da SES; e a terapeuta ocupacional Karine Ferreira Barbosa, também do PCT/PCH/SES/MS.
O objetivo do treinamento desses profissionais é a “atualização dos conhecimentos para aprimoramento das ações de diagnóstico e tratamento dos pacientes de Hanseníase”, informou o coordenador do Programa Municipal de Mobilização contra Hanseníase e Tuberculose, Antônio Carlos Modesto.
“Em todas as Unidades Básicas de Saúde, temos profissionais capacitados , com todas as condições e prorrogativas para diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente de Hanseníase”, observou Modesto.
PROGRAMAÇÃO
Seguindo a programação previamente divulgada, o treinamento começa na noite desta quarta-feira (5), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, das 19h às 21h30.
Nessa noite, a equipe de profissionais dará aula expositiva sobre a “situação epidemiológica e operacional da Hanseníase em Mato Grosso do Sul e Região e ainda sobre os aspectos clínicos, imunológicos, epidemiológicos, laboratoriais e quimioterápicos da doença e das Reações Hansênicas”.
No treinamento prático, programado com pequenos grupos, a partir de quinta-feira (6) e que se estende até às 17h de sexta-feira (7), serão realizados, com equipes de seis a oito pacientes, exame clínico de contatos, suspeitos dermatoneurológicos e de casos tratados ou em tratamento, apresentando queixas ou surto reacional, rotina de laboratório para pesquisa de BAAR, além de avaliação físico-funcional dos doentes.
Ao mesmo tempo, durante o treinamento prático, a ser realizado na Clínica de Cirurgias e Diagnóstico (CCD), na Avenida Eloy Chaves, no Centro, os profissionais da Saúde de Três Lagoas também receberão atualização de conhecimentos sobre as ações educativas para clientela que aguarda atendimento nas Unidades de Saúde.
Fonte: Assessoria Prefeitura