Saúde – 30/07/2012 – 10:07
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas possui atendimento à saúde bucal da população em todas as Escolas Municipais, Escola da Apae, Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (Crase) Coração de Mãe e ainda na maioria das Escolas Estaduais.
Além de consultório odontológico, com gabinete dentário e estrutura para procedimentos básicos e atendimento à população em todos esses locais, equipes de Agentes Comunitários de Saúde realizam periodicamente procedimentos coletivos de bochecho fluoretado, palestras educativas, escovação supervisionada e aplicações tópicas de flúor.
O mesmo atendimento à população ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nos postos de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
A população que precisa de atendimento odontológico é acolhida nas Escolas, UBSs, ESFs e EACSs. “Quando há necessidade de tratamentos especializados são referenciados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para a Clínica da Mulher ou para a Clínica da Criança”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, a dentista Sandra Conde.
Por exemplo, feita a avaliação, os encaminhamentos para a Clínica da Criança são de casos de crianças de 0 a 2 anos, que exigem tratamento especial e de crianças de até 4 anos que necessitem de tratamento endodôntico (canal).
Para a Clínica da Mulher são encaminhadas gestantes de alto risco que necessitam tratamento odontológico, em todos os procedimentos.
Em todas essas unidades, além do dentista, trabalham também Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Técnicos ou Técnicas de Saúde Bucal (TCB).
CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
No Centro de Especialidades Médicas (CEO), inaugurado em 16 de fevereiro de 2012, pela atual Administração Municipal, trabalham 19 dentistas, coordenados pelo cirurgião dentista, Luiz Silveira Carreteiro.
Integram também a equipe nove Auxiliares de Saúde Bucal e uma Técnica de Saúde Bucal e ainda três servidores administrativos.
Para o CEO, são encaminhados pacientes que necessitam de procedimentos especiais, como prótese, periodontia, cirurgia oral menor, odontopediatria e endodontia.
“Normalmente, esses tipos de procedimentos são demorados e exigem vários retornos do paciente”, explicou Sandra Conde.
Ao mesmo tempo, na saúde bucal e na odontologia, o município de Três Lagoas é núcleo de referência de atendimento especializado de pacientes dos municípios de Brasilândia, Bataguassu, Selvíria, Água Clara e Santa Rita do Pardo.
Fonte: Ascom