O Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro, é comemorado em países da América do Norte, Europa e Ásia, e corresponde ao que é conhecido no Brasil como o Dia dos Namorados. A data tem sua origem em uma história que remonta ao século 3, ligada a um sacerdote romano chamado Valentim.
A versão mais popular sobre a origem do dia afirma que São Valentim foi um padre que desafiou uma ordem do imperador romano Claudio II. O imperador havia proibido casamentos, acreditando que homens casados eram soldados menos eficazes devido às suas responsabilidades familiares. Valentim, no entanto, acreditava que o casamento fazia parte dos planos divinos e, por isso, passou a celebrar cerimônias em segredo. Quando sua desobediência foi descoberta, ele foi preso e condenado à morte em 269.
Durante seu período de encarceramento, Valentim se apaixonou. No dia da sua execução, ele enviou uma carta de amor à mulher que amava, assinando como “seu Valentim”. Após sua morte, o corpo do sacerdote foi enterrado na Via Flaminia, em Roma, e a data de sua morte, 14 de fevereiro, passou a ser comemorada em sua homenagem. Relíquias de São Valentim foram preservadas em igrejas e catacumbas de Roma, com seu crânio, coroado de flores, atualmente exibido na Basílica de Santa Maria in Cosmedin.
Embora a comemoração da data tenha se consolidado no século 5, com o papa Gelásio declarando o Dia de São Valentim como uma celebração dos namorados, há também outras figuras históricas que disputam o título de São Valentim, incluindo um bispo da cidade italiana de Terni e um mártir do norte da África. No entanto, pouco se sabe sobre essas outras figuras.
A data, inicialmente considerada uma celebração pagã, foi ressignificada pelo papa Gelásio, tornando-se um símbolo de amor e união, como é comemorado atualmente.
Oração de São Valentim
São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus! Amém!
Com informações Uol