A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou dez casos de febre amarela entre os residentes do estado, resultando em seis óbitos. A atualização revela que nenhuma das vítimas havia sido imunizada previamente. Além disso, foram encontrados 30 macacos infectados nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco. A secretaria afirmou que não há casos de febre amarela urbana, sendo a transmissão limitada às áreas rurais.
Conforme informado pela secretaria, o estado de São Paulo recebeu 1,9 milhão de doses da vacina contra a febre amarela até o momento, de um total de 6 milhões solicitadas ao Ministério da Saúde nas primeiras semanas de 2025.
Com a aproximação do carnaval, período marcado pelo aumento de viagens, a Secretaria de Saúde recomenda que aqueles que planejam visitar regiões rurais ou de mata procurem a vacinação.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre repentina, calafrios, cefaleia intensa, dores musculares, dores pelo corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
Com informações Agência Brasil