33 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

Sancionada lei que garante o uso de analgesia em partos normais realizados em MS

Nesta quarta-feira (27), foi sancionada a Lei nº 5.741, que dispõe sobre o parto cesárea e acesso ao uso de analgesia no parto normal em Mato Grosso do Sul. A lei foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).

Conforme o texto, o parto cesariano será realizado conforme as “Diretrizes de Atenção à Gestante: a operação cesariana”, elaboradas pelo Ministério da Saúde. Assim como o parto normal, também com diretrizes elaboradas pela Pasta.

Quando houver parto normal, todas as gestantes podem optar por utilizar analgesia. No entanto, o uso do método farmacológico é condicionado à avaliação médica.

Além disso, serão considerados outros métodos para alívio da dor antes do uso da analgesia. Caso o método farmacológico seja realizado, a lei garante que a gestante receba todas as informações sobre os métodos de analgesia.

A lei também define que a vontade manifestada pela gestante se sobrepõe às decisões médicas, em casos que exijam a segurança do parto ou a saúde da mãe, ou do recém-nascido. Porém, em hipótese de risco à vida ou à saúde da gestante, ou do nascituro, o médico poderá restringir o uso da analgesia.

Por fim, a decisão do médico caso haja risco de vida deve ser justificada em documento no prontuário médico após a entrega da cópia à gestante ou ao acompanhante presente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Decorações natalinas inauguradas há poucos dias são vandalizadas em Três Lagoas

Apesar do empenho das equipes de manutenção, que já realizaram diversos reparos, a depredação continua causando danos frequentes às decorações.

Homem é preso em flagrante por agressão e ameaça contra companheira no Interlagos

Caso aconteceu após discussão motivada por ciúmes e a venda de um veículo.

Mulher embriagada causa acidente com ex-companheiro e é presa por desacato no Santa Terezinha

Condutora não habilitada colidiu com a moto do ex-marido, desacatou policiais e uma escrivã na delegacia, onde o teste do bafômetro confirmou embriaguez.