25.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de outubro, 2024

Ronaldo: derrota na Copa de 98 é inaceitável para brasileiros

Misto – 09/01/2012 – 12:01

Membro do conselho de administração do Mundial de 2014, Ronaldo não tocou no assunto Copa do Mundo do Brasil em entrevista à revista do jornal francês “L`Equipe”. Outra edição do torneio, no entanto, foi um dos principais temas da reportagem. Mais uma vez, o Fenômeno teve de dar explicações sobre a derrota para a França, por 3 a 0, na decisão da Copa de 1998. Ronaldo disse que o time francês foi “simplesmente melhor” e contestou a enorme cobrança dos “exigentes” torcedores brasileiros.

  • Os brasileiros não digeriram essa derrota para França na final do Mundial de 98. Eles (brasileiros) são tão exigentes, que perder uma final de Copa do Mundo não é aceitável. Portanto, temos de encontrar razões, desculpas, e um culpado. Eu não estava no meu melhor, mas não há nada a dizer. A França foi melhor naquele dia. É simples assim – disse o Fenômeno, ao “L`Equipe”.

Na decisão da Copa de 1998, Ronaldo, então principal jogador da Seleção Brasileira, sofreu uma convulsão horas antes da partida no Stade de France. O jogador ficou de fora da primeira escalação divulgada mas, aparentemente recuperado, entrou em campo com o time brasileiro e disputou todo o jogo. Com uma atuação apagada, assim como todo o escrete brasileiro, o jogador foi muito contestado após a competição.

Quatro anos depois, porém, o Fenômeno redimiu-se e ajudou o Brasil a conquistar a pentacampeonato mundial, na Copa de 2002. Aquele time, inclusive, foi apontado por Ronaldo como um dos melhores em que jogou, assim como o “galáctico” Real Madrid.

  • Gosto de lembrar da minha primeira temporada no Real Madrid (2002/2003), com Zidade e os “Galácticos”. Éramos capazes de vencer uma partida a qualquer momento. Foi uma sensação muito agradável. Foi assim também com a Seleção Brasileira, na Copa de 2002, quando tínhamos a capacidade de ganhar quando queríamos. Estas são as duas equipes em que fui mais abençoado em jogar – frisou o Fenômeno, que conquistou o Campeonato Espanhol e o Mundial de Clubes em seu primeiro ano em Madri.

E foi no time “Merengue” que Ronaldo mais impressionou-se com um jogador. Segundo o ex-atacante, Zinedine Zidane – algoz na Copa de 1998 e companheiro de Real Madrid anos depois – foi o atleta mais talentoso com quem conviveu. Entretanto, outro jogador, bem menos conhecido, foi apontado por Ronaldo como o melhor companheiro dentro de campo.

  • Aquele que mais me impressionou, o mais talentoso, sem dúvida foi Zidane. Mas quem me deu mais gols com assistência foi (o belga) Luc Nilis, no PSV Eindhoven. Fiz a esta com ele.

Por fim, Ronaldo falou sobre a aposentadoria e descreveu como um “alívio físico” ter deixado o futebol profissional.

  • Eu queria continuar jogando, mas não poderia. Obviamente, sinto falta de jogar aos domingos, sentir a pressão dos torcedores e ouvir o estádio gritar depois de um gol. De qualquer forma, agora o meu tempo é preenchido com o meu novo negócio (é sócio da “9ine”, agência de marketing esportivo). Eu realmente não tenho tempo para sentir saudades. Mas do ponto de vista físico, foi um alívio parar. Foi um alívio físico. O futebol continuará a ser a minha grande paixão, mas tive que parar porque meu corpo estava exausto.

Fonte: Globo Esporte

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Baile Havaiano dos Médicos reúne sociedade em noite festiva

No último sábado, dia 19, aconteceu na Associação Médica o aguardado Baile Havaiano dos Médicos, com o apoio da Unimed, sob a coordenação da...

PRF apreende 100 kg de maconha em veículo abandonado

Droga foi encontrada em carro danificado deixado em posto de combustíveis na BR 262.

Com perfil técnico, engenheiro é primeiro nome na lista de secretários de Cassiano

Após perder a disputa interna no Partido Progressista (PP) para a ex-secretária de Assistência Social, Vera Helena, o engenheiro João Paulo Tibery desponta como...