21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de outubro, 2024

Rocha pede interferência da União para impedir fim de ferrovia em MS

19/05/2015 – Atualizado em 19/05/2015

Por: Site ALMS

O anúncio de desativação da antiga Ferrovia Noroeste do Brasil em Mato Grosso do Sul pode prejudicar o desenvolvimento econômico do Estado, afirmou o deputado Eduardo Rocha (PMDB). O parlamentar cobrou providências do governo federal para que o trecho Corumbá-Bauru continue ativo.

Nesta semana, a empresa Rumo/ALL, que obtém a concessão da linha férrea em Mato Grosso do Sul, sinalizou o fechamento da unidade de produção em Campo Grande e o fim da circulação do trecho Corumbá-Bauru (antiga Noroeste do Brasil) até o próximo dia 22. Apenas o trecho que corresponde a Corumbá e Três Lagoas deve permanecer funcionando.

Para o deputado Eduardo Rocha, a perda da ferrovia representa prejuízos para o setor econômico. “Fechar a ferrovia neste momento em que existe a previsão de investimentos em duas fábricas de celulose do Estado é muito ruim para o desenvolvimento porque o trecho é muito importante para o escoamento da produção”, ressaltou o parlamentar que pediu a interferência da União na questão. “O governo federal não pode permitir que a ferrovia que trouxe tanto desenvolvimento para Mato Grosso do Sul acabe”, completou.

Em Corumbá, a linha férrea é utilizada para transporte de minério de ferro para exportação e ainda de acordo com o Sindicato dos Ferroviários, foram demitidos no último dia 12 cerca de 100 dos 536 trabalhadores que fazem parte do setor no Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fiscalização garante devolução de valor em cobranças indevidas

São clientes da concessionária Energisa MS que têm sistemas de geração distribuída (GD), mais especificamente aqueles com energia fotovoltaica.

Lista de azeites impróprios para consumo é atualizada

Ao todo 12 rótulos constam na nova lista, sendo eles: Grego Santorini, La Ventosa, Alonso (Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda), Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

MS debate impactos da expansão econômica na saúde pública

O workshop reforçou a importância de um planejamento que leve em conta o crescimento populacional e as novas demandas geradas pela industrialização e pela intensificação dos fluxos comerciais.