29.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de janeiro, 2025

Riscos do uso excessivo de descongestionantes nasais preocupam especialistas

Descongestionantes nasais, usados para aliviar a sensação de entupimento causada por alergias ou resfriados, podem se tornar grandes vilões se usados em excesso e sem prescrição médica, alertam especialistas. Esses medicamentos, que fecham os vasos sanguíneos do nariz, melhoram momentaneamente a respiração, mas causam danos significativos à mucosa nasal e outros efeitos sistêmicos.

A otorrinolaringologista Marcela Suman explica que o uso contínuo de substâncias como oximetazolina e nafazolina pode causar perda de função da mucosa nasal, tornando-a rugosa e incapaz de aquecer, filtrar e umidificar o ar adequadamente. Isso pode levar ao desenvolvimento de rinite medicamentosa e a um ciclo de dependência.

Além dos danos nasais, os descongestionantes nasais afetam o sistema nervoso, podendo causar taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia e, em casos graves, arritmias malignas e morte súbita.

Marcela ressalta a importância de usar esses medicamentos com cuidado, por no máximo cinco a sete dias, e sempre com prescrição médica. Em casos de vício, ela recomenda diluir gradualmente o medicamento com soro fisiológico e buscar tratamento adequado.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Infraestrutura, saúde e educação serão focos do governo, reafirma Cassiano Maia durante posse

Cerimônia de posse aconteceu na tarde desta quarta-feira, 1°, onde reuniu autoridades e marcou o início do mandato 2025-2028 em Três Lagoas.

Briga em via pública na véspera de Ano Novo deixa vítima esfaqueada em Três Lagoas

Na noite da véspera de Ano Novo, em Três Lagoas, uma briga em via pública mobilizou diversas ligações ao telefone 190, relatando um caso...

Morre aos 103 anos a pentacampeã olímpica Agnes Keleti

Agnes Keleti, a ex-ginasta húngara e pentacampeã olímpica, faleceu nesta quinta-feira aos 103 anos. Considerada a medalhista de ouro viva mais velha do mundo...