22.6 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

Retomada da construção da UFN3 em Três Lagoas deve contar com investimento na malha ferroviária

Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Três Lagoas promete ser a maior fábrica da América Latina; visita técnica avalia retomada das obras paralisadas há uma década

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao lado do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, estiveram em Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (26), para realizar uma visita técnica à fábrica da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas, a 326 km Campo Grande. 

As obras da Petrobras iniciaram em 2011 e foram paralisadas em 2014, com 81% dos trabalhos concluídos. A fábrica promete ser a maior de fertilizantes nitrogenados da América Latina. 


Assim, há uma grande expectativa para a conclusão das obras interrompidas uma década atrás para reduzir a dependência brasileira das importações do produto. 

“O Brasil chegou a produzir 50% de fertilizantes que consome e hoje tem apenas entre 15% e 16%. O Governo Federal apoia este investimento da Petrobrás, que vai impactar positivamente as lavouras, agronegócio e colocar comida mais barata na mesa do povo brasileiro. Um sonho de Três Lagoas e uma necessidade ao desenvolvimento do Brasil”, apontou a ministra. 

Um dos pontos destacados pelo Governo do Estado é o investimento na construção na malha ferroviária para o potencial competitivo da obra. “A ferrovia vai de Três Lagoas a Aparecida do Taboado, sobe ao norte e desce a Santos pela malha paulista. Um grande ganho potencial competitivo para a fábrica”, afirmou o governador Eduardo Riedel (PSDB).

O processo de licitação para a retomada das obras pode ser iniciado ainda este ano. A estimativa é que sejam gerados até oito mil empregos diretos e indiretos com as obras de finalização da planta.

Início das operações em 2028

Jean Paul destacou que está andamento uma avaliação técnica, econômica e ambiental do projeto. “Uma vez definida esta viabilidade econômica, nós então poderemos anunciar o retorno da obra, assim como edital de contratação”, completou.

A expectativa é que o processo licitatório para conclusão do projeto seja feito em dezembro deste ano, para que as operações na fábrica iniciem até o final de 2028.

Ela foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de m³ de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS

No caso da gasolina comum, a menor média encontrada foi de R$ 5,74 em Campo Grande; e a maior de R$ 7,05, em Corumbá.

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.