21.6 C
Três Lagoas
sábado, 19 de outubro, 2024

Representantes do Bolsão participam da abertura da 1ª Consocial

Política – 28/02/2012 – 14:02

As etapas preparatórias devem mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por 1,2 mil delegados na etapa nacional

O Município de Três Lagoas sedia nesta terça (28) e quarta-feira (29) a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) – Região do Bolsão, no anfiteatro das Faculdades AEMS.

A 1ª Consocial tem como objetivo principal a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

A Conferência Regional está regulamentada por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Regional (CORE), composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, dos municípios de Três Lagoas, Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Cassilândia e Inocência. Serão escolhidas as representações que irão participar da Conferência Estadual prevista para os dias 29 e 30 de março de 2012, em Campo Grande.

Durante os dois dias de evento serão abordados temas como promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Representando a Comissão Organizadora Estadual, Raquel Pereira Costa, explicou o que já foi realizado até o momento e as próximas etapas. “É com muita satisfação que apresentamos a 1ª Consocial para a região do Bolsão. O sucesso dessa conferência depende da participação de todos, após a Conferência Estadual que deve acontecer nos dias 29 e 30 de março, teremos a etapa nacional prevista para o mês de maio”, destacou Raquel.

Em sua fala, o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto, discorreu sobre a necessidade de verificar o quão transparentes são as contas públicas. “Falar da importância desse evento seria muito simplista diante de toda legislação que ampara a gestão pública. Hoje mesmo a Administração Municipal promove uma audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2011. Sabemos da importância desse momento e gostaríamos que houvesse uma reflexão sobre a atuação dos conselhos de políticas públicas no sentido de estimular a publicidade e a transparência das contas públicas”, reforçou o secretário.

Além do secretário municipal de Educação e Cultura e da representante da Comissão Organizadora Estadual, também fizeram parte da mesa de autoridades Davi da Silva, representando a prefeita de Santa Rita do Pardo; a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino e a palestrante da conferência, Eliane Leão Fernandes.

1ª CONSOCIAL

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial é uma realização da Controladoria-Geral da União – CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a serem promovidas de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil. Essa etapa deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1,2 mil delegados esperados para a etapa nacional que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul se destaca com uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil

Investimentos de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura e parcerias público-privadas colocam o estado em 4º lugar no ranking nacional de rodovias, impulsionando o turismo e a economia local.

MS atrai investimentos estrangeiros com foco no agronegócio e indústria química

Estado se destaca no cenário internacional com 94 empresas de Investimentos Estrangeiros Diretos, reforçando sua posição como polo econômico em setores estratégicos.

Comando Militar do Oeste celebra 39 anos de contribuição ao Centro-Oeste e à segurança nacional

Solenidade destaca o papel estratégico do CMO na defesa da fronteira e no combate aos crimes ambientais e transnacionais em Mato Grosso do Sul.