por Robson Trevisan
Uma simples foto publicada nas redes sociais do prefeito de Três Lagoas na última terça-feira, 30.01, diz muito mais sobre a personalidade de Angelo Guerreiro do que – até mesmo – as dezenas de comentários dos seus seguidores.
Arqueado, com chapéu, bota e camisa da manga longa, Guerreiro observa – com atenção – algumas mudinhas, dessas que nossas avós sempre gostavam de “trocar” com as vizinhas. É uma visita de rotina dentre tantas que ele faz semanalmente por onde passa.
E é esse jeito, de quem valoriza as coisas mais simples, os detalhes, que fez do Angelo Guerreiro quem ele é hoje. Quem o conhece de perto, sabe que isso é da “natureza” dele.
Incansável, acorda cedinho, cuida dos bichos no seu pedacinho do paraíso, às margens da rodovia BR 262, próximo ao Arapuá e logo está pronto para mais um dia de trabalho.
E mesmo quem não o conhece de tão perto, vê o resultado de horas e horas de muita dedicação à frente de uma das cidades que mais enfrentou desafios nos últimos anos.
Guerreiro assumiu a prefeitura de Três Lagoas durante o auge do ciclo do desenvolvimento industrial, sendo considerado, por muitos, um azarão. “Ganhou na sorte!”, diziam.
Se ele ganhou na sorte ou na sola da bota, o que se viu depois foi a destreza de um político que soube colocar as pessoas certas nos lugares certos. Ele também teve a paciência e a frieza necessárias para suportar as críticas que já eram esperadas num início de mandato.
Alguns anos depois, de alma lavada, Angelo enfrentará um novo desafio: passar o bastão para alguém que possa seguir seus passos, com o mesmo carinho e dedicação. Nas redes sociais, o “clima” já é de saudade.
É, dona Cida, tá acabando mesmo. Mas ele preparou muito bem seu sucessor. Tudo indica que o presidente da Câmara Municipal, Dr. Cassiano Maia, pré-candidato oficial do PSDB à sucessão de Guerreiro, continuará esse legado.
Mesmo vindo de mundos diferentes, Angelo viu no filho do Dr. Adir, a mesma capacidade conciliadora que o trouxe até aqui. Dr. Cassiano é daqueles que consegue resolver grandes problemas com uma simples conversa.
Ao lado dele, nas especulações comuns em anos eleitorais, há uma grande probabilidade de que Soyla Garcia, atual secretária de finanças, seja a pré-candidata à vice-prefeita. Foi Cassiano que apresentou ela ao Guerreiro, alguns anos atrás.
E deu muito certo. Três Lagoas recebeu até prêmio de excelência em gestão pública.
Sim, Celia. Com garra, entusiasmo e amor por Três Lagoas, não tem como dar errado. Guerreiro mais do que um prefeito, foi um professor. Ele ensinou como fazer. Como cuidar.
E, pode ter certeza, não será de qualquer jeito nem para qualquer um que ele vai entregar a “mudinha” mais preciosa da vida dele.
Três Lagoas vai crescer muito e continuará dando muitas flores e frutos!