22.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de dezembro, 2024

Relembre as principais ações da SEMEA em 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) divulgou o balanço anual referente às ações realizadas no ano de 2022.

CANALIZAÇÃO ENTRE AS LAGOAS

Dentre os diversos trabalhos desempenhados pelas equipes ambientais e técnicas neste ano, um dos principais destaques foi a canalização entre a 1ª e 2ª Lagoa. A tentativa de não deixar a Primeira Lagoa secar de vez deu certo. O canal criado a partir da popular “lagoa do meio” permitiu que o nível de água da menor lagoa voltasse a atingir a quantidade ideal e mantivesse sua existência.

ANIMAIS RAROS E EM EXTINÇÃO

Outra ação que teve repercussão nacional foi a pesquisa realizada no Parque Natural do Pombo. Com apoio da SEMEA, pesquisadores do Instituto Tatu Canastra conseguiram capturar imagens de animais raros e ameaçados de extinção. Entre eles estão o tatu-canastra, cachorro-vinagre, mutum-de-penacho, onça-parda entre outros.

Além disso, o Parque abriu as portas para pesquisadores, universidades e institutos poderem conhecer suas riquezas e trabalhar em seus estudos.

CAPACITAÇÃO DE PODADORES

Em setembro, a Secretaria inovou e realizou a primeira capacitação para podadores de árvores de Três Lagoas. A proposta teve o objetivo de explanar a forma ideal de poda, a retirada de galhadas e aprimorar o trabalho desses profissionais.

Foram 47 inscritos que receberam certificado, carteirinha de podador e tiveram seus nomes listados no site da Prefeitura de Três Lagoas, dando maior credibilidade ao trabalho.

MENOS LIXO, MAIS RECICLAGEM

A Gincana Reciclável e a Semana do Lixo Zero foram duas importantes ações de conscientização. A Gincana foi realizada com as crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em que cada grupo deveria arrecadar o máximo de materiais recicláveis.

A Semana do Lixo Zero contou com várias ações de retiradas de lixo descartado irregularmente em diversos pontos da Cidade, contando também com o apoio de grupos, empresas e voluntários. O montante coletado entre a Gincana Reciclável e a Semana do Lixo Zero foi de 13.624 quilos de resíduos.

FUTURO DAS LAGOAS

Em novembro, a SEMEA realizou a Audiência Pública sobre os resultados dos Estudos de Concepção e Uso Futuro da região das Primeira e Segunda Lagoas. O estudo feito em parceria com a empresa Houer Engenharia destacou a futura criação de um parque urbano ao redor das lagoas com áreas esportivas, de convivência, abertura de ruas, de forma a preservar a flora e fauna local, tornando mais um parque de convívio com a natureza.

Os futuros projetos tiveram apoio da maioria dos moradores daquela região, incluindo alguns que serão impactados por estas medidas.

OUTROS SERVIÇOS

Ecoponto Pneus – Foram feitos 29 carregamentos, representando 696 toneladas de pneus, destes, 1.173 foram doados mediante protocolo requerido na SEMEA.

Aterro Sanitário Municipal – Foram destinadas 110 toneladas de resíduos ao aterro sanitário municipal. Gerenciado pela empresa terceirizada Financial Construtora Industrial Ltda, são atendidos 15 setores de coleta, sendo 13 em área urbana, 1 no Distrito Industrial e 1 que engloba os Distrito de Arapuá e Garcias e ranchos.

Cooperativa de Reciclagem Arara Azul – Foram coletadas 684,87 toneladas de materiais recicláveis pela coleta seletiva municipal.

Coleta de Resíduos de Serviços de Saúde – Foram coletados 523.220,99 kg de resíduos. Eles receberam tratamento adequado e são dispostos em aterro específico para esse tipo de resíduo.

Arborização – Durante o ano de 2022, a SEMEA realizou o plantio de 846 mudas de árvores em prédios públicos municipais, praças, campos de futebol e 67 em residências particulares em que os moradores solicitaram através do projeto “Adote Uma Árvore”.

Viveiro Municipal – atendeu 3.042 pessoas, representando um total de 16.612 mudas doadas. Entre as mudas doadas há espécies nativas, exóticas, ornamentais e frutíferas. No mesmo período foram doadas 1.778 mudas para instituições, escolas e projetos públicos.

Como parte do programa de urbanização e paisagismo urbano, o Viveiro foi responsável pela produção de 34.563 mudas, no período entre abril e outubro de 2021.

Licenciamento Ambiental – Foram feitos: 14 comunicados de atividades, 51 licenças simplificadas, 07 autorizações ambiental, 03 licenças prévias, 14 licenças de instalação e 124 certidões de isenção.

Denúncias recebidas – 258 sobre Maus tratos de animais, 109 queimadas, 70 remoções de árvore sem autorização e poda radical, 57 empreendimentos irregulares, 64 descartes irregulares de resíduos, 26 poluições sonora e 10 esgoto.

Autos de Infração e Multas Emitidos – Queimadas: 50; Remoção de árvore sem autorização e poda radical: 51; Empreendimento irregular: 46; Descarte irregular de resíduos: 11; Maus tratos de animais: 04; Outros: 10. Total de 172 autos de infração de multas emitidos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uso de cannabis por pais influencia atitudes dos filhos, revela estudo

Adolescentes que acreditam que seus pais usam cannabis são mais propensos a considerar o uso da droga, de acordo com um estudo realizado pela...

STF X Redes Sociais, um debate sobre liberdade e censura

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento dos processos que tratam da responsabilidade das empresas que operam as redes sociais sobre o conteúdo...

Projetos de Lei visam reduzir carga tributária do MS

 Dois projetos de autoria do Poder Executivo foram protocolados nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa, iniciando o processo de análise pela Comissão de Constituição,...