28 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro, 2024

Reinaldo Pinto dos Santos mostra 13 Benefícios Importantes Do Açaí

O açaí podem ser ricas em antioxidantes e dizem que ajudam na perda de peso , cuidados com a pele, saúde do coração e digestão, explica Reinaldo Pinto dos Santos da TWB Bahia. Eles também podem ser conhecidos por aumentar o sistema imunológico e os níveis de energia. No geral, essas pequenas bagas milagrosas podem ter um enorme impacto na sua saúde!

O que é o açaí?

O açaí é originário da palmeira açaí, que é amplamente encontrada na Bacia Amazônica. O açaí e as bagas pertencem ao gênero Euterpe . Existem oito espécies principais, cultivadas principalmente em pântanos e várzeas. Eles representavam um dos principais alimentos básicos das tribos indígenas, e o valor nutricional tornava essas bagas vitais para sua saúde geral, às vezes representando mais de 25% do volume de alimentos consumidos.

O açaí é uma das soluções orgânicas mais recentes e populares para uma ampla gama de problemas de saúde e está sendo usado ativamente por médicos alternativos. As diferentes variedades costumam ter benefícios diferentes, com o açaí brancas não sendo tão potentes ou poderosas quanto as variedades vermelhas escuras ou roxas. A baga tem uma grande semente no meio, que compõe aproximadamente 80% da fruta, mas o endocarpo, a polpa e a pele restantes contêm nutrientes benéficos. [1]

De acordo com o banco de dados nacional de nutrientes do USDA, o açaí pode conter carboidratos , fibras alimentares , gorduras saudáveis e proteínas e pode ser rico em vitaminas e minerais. Eles também podem conter vitamina A , vitamina E e vitamina C. Entre os minerais, o açaí contém cálcio , ferro , potássio e sódio .
Benefícios para a saúde do açaí
Os benefícios de saúde mais pesquisados do Açaí são explicados abaixo.

Pode Melhorar a Saúde Cardiovascular

O açaí pode conter altos níveis de antocianinas, que são uma forma de antioxidantes vegetais, de acordo com um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry, explicou Reinaldo Pinto dos Santos. Os antioxidantes procuram e eliminam muitos dos radicais livres que são responsáveis por uma ampla variedade de doenças e condições, incluindo doenças cardíacas. As antocianinas também podem estar relacionadas à regulação do colesterol no sangue, reduzindo o colesterol LDL (ruim). Essa redução – juntamente com uma dieta equilibrada e exercícios – pode ajudar a diminuir o risco de aterosclerose , acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, de acordo com o Journal of Atherosclerosis and Thrombosis.

Pode Regular a Pressão Arterial

O açaí pode ter muitos esteróis vegetais, que podem atuar como vasodilatadores e relaxar os vasos sanguíneos para reduzir a pressão arterial, diz o American Journal of Clinical Nutrition . Isso pode prevenir coágulos sanguíneos que podem levar a derrames e ataques cardíacos e geralmente melhora a circulação e a oxigenação do sangue.

Pode ajudar na perda de peso

Evidências anedóticas indicam que a polpa do Açaí pode ajudar na perda de peso. Pode não apenas estimular a perda de peso, mas também ajudar as pessoas a manter um peso saudável, reduzindo o impacto negativo das dietas ricas em gordura. Nos últimos anos, suplementos e pílulas de perda de peso de açaí tornaram-se muito populares; embora os resultados possam não ser uniformemente bem sucedidos, houve uma série de depoimentos positivos sobre o mesmo.

Um estudo descobriu que 30 dias de uso de açaí pode resultar em um nível mais baixo de insulina em jejum e níveis de glicose, bem como uma redução nos níveis de colesterol total.  Segundo Reinaldo, o alto teor de fibras do Açaí também pode ajudar a reduzir o apetite e parar as dores da fome associadas a excessos e ganho de peso.

Uma tigela de madeira de açaí fresco com folhas em uma esteira

O açaí cru tem gosto de amoras , mas com um leve amargor semelhante ao chocolate amargo . Crédito da foto: Shutterstock

Pode ajudar nos cuidados com a pele

A revista Phytochemistry Letters sugere que as propriedades antioxidantes do pó de açaí podem ajudar nos cuidados com a pele. O óleo de açaí pode ser frequentemente usado em produtos cosméticos. Devido aos seus antioxidantes, o óleo pode ser usado para aliviar a irritação e vermelhidão e hidratar a pele. Além disso, se o açaí forem ingeridas, elas podem dar à pele um brilho saudável e atraente. De fato, no Brasil, a polpa do açaí pode ter sido usada por gerações para tratar ou reduzir o número de doenças e doenças da pele.

Pode Ajudar na Digestão

O açaí pode conter fibra natural , o que pode ajudar na digestão e absorção de nutrientes dos alimentos. Pode aumentar os movimentos intestinais, tornando os processos excretores regulares e reduzindo as chances de constipação e outros problemas digestivos desconfortáveis. O consumo de açaí rico em fibras também pode dar volume às fezes e reduzir as chances de diarreia .

Pode Aumentar a Imunidade

O suco de açaí pode ser uma fonte maravilhosa de vitamina C, que é um conhecido reforço da imunidade. Suas propriedades antioxidantes podem ajudar a combater os radicais livres e ajudar a manter a saúde.

Pode ser rico em antioxidantes

Um relatório de pesquisa liderado por Alexander G. Schauss, Ph.D. e sua equipe mostraram que o açaí pode ter alto potencial antioxidante, o que pode ter ajudado a eliminar os radicais livres. Os antioxidantes também podem ter mostrado potencial para propriedades anti-inflamatórias.

Pode aumentar a energia

O extrato de açaí pode ser um suplemento bem conhecido usado para aumentar a energia. Também pode ajudar a combater a fadiga e a exaustão mental. Isso é visto em um estudo de 2015 publicado na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism , que se concentrou nos atletas de elite.

Pode ter poderes afrodisíacos

Embora o impacto direto do açaí na resistência sexual e no desejo sexual possa não ser completamente conhecido, acredita-se que eles tenham a capacidade de aumentar a circulação sanguínea em todo o corpo. Como a falta de fluxo sanguíneo é uma das principais causas de disfunção erétil e falta de resistência sexual, o suco de açaí pode ser comumente usado como uma medicina alternativa para ajudar pessoas com essas condições.

Pode retardar o envelhecimento prematuro

Acredita-se que o açaí retardam o processo de envelhecimento devido aos seus altos níveis de antioxidantes. Os antioxidantes removem os radicais livres que causam a degradação da pele, cabelos , dentes e saúde dos olhos e estão frequentemente associados ao envelhecimento prematuro. Reinaldo Pinto explica que o consumo regular de suco de açaí – e outros alimentos ricos em antioxidantes – pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres. Além disso, a aplicação de óleo de açaí em certas áreas da pele pode ajudar a prevenir a formação de rugas.

Um estudo publicado no Journal of Drugs in Dermatology discute o açaí como potencialmente altamente benéfico contra a hiperpigmentação. O dano oxidativo celular e vários tipos de inflamação também podem ser reduzidos com o consumo frequente de açaí. Embora essas pequenas bagas obviamente tenham efeitos poderosos na saúde, os componentes específicos do açaí podem não ter sido identificados que lhe conferem tal potência ainda não foram determinados.

Pode aumentar a cognição

Em termos de saúde e função do cérebro, um estudo com roedores publicado na revista Nutritional Neuroscience mostrou uma possível ligação entre o suco de açaí e o aumento do funcionamento mental e nitidez da mente. As bagas também podem melhorar a memória e proteger o cérebro do desenvolvimento de distúrbios neurais.

Pode promover a cicatrização de feridas

O açaí pode ter propriedades anti-inflamatórias e, portanto, acredita-se que os extratos de água de açaí tenham efeitos promissores na aceleração da cicatrização de feridas . No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios.

Pode Melhorar o Metabolismo

As propriedades antioxidantes do Açaí podem ser um de seus aspectos mais celebrados ; eles também podem beneficiar o metabolismo e o funcionamento celular saudáveis, de acordo com algumas pesquisas . Eles são considerados úteis na redução das chances de apoptose não saudável (morte celular) e aumentam a eficiência da absorção de nutrientes pela célula e a subsequente tradução em energia útil.

Usos

Pode haver vários usos de Açaí, incluindo o seguinte:

Existe uma enorme variedade de produtos cosméticos que podem conter óleo de açaí, devido às propriedades de enriquecimento da pele, de acordo com Reinaldo da TWB Bahia.
A fruta também pode ser amplamente utilizada em sucos, pílulas dietéticas, saladas, bem como uma boa fonte de alimento para o gado para promover a saúde animal.
Tradicionalmente, as folhas também podem ter sido usadas para fazer esteiras, chapéus, vassouras e material de cobertura para casas de palha.

Como consumir o açaí?

Existem muitas maneiras diferentes de comer açaí, discutidas em detalhes abaixo. Vamos dar uma olhada.

Açaí fresco pode ser consumido cru. Eles são perecíveis na natureza, portanto, são usados para consumo imediato.
Eles também estão disponíveis em outras formas que têm uma vida útil mais longa, incluindo purês de frutas congeladas, sucos e pós.
O açaí pode ser usado na preparação de vários alimentos, como jujubas, sorvetes, etc.
A maneira mais deliciosa de comer essas frutas é fazendo uma ‘tigela de açaí’. É feito preparando o purê de açaí e

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

5 novas máquinas caça-níqueis que farão sucesso em 2024

Quanto mais popular for a máquina slot PG Soft suave, maiores serão as chances de ganhar, mas é difícil concordar com isto, uma vez...

“Ainda estou aqui”: Filme bate recorde e se torna o mais assistido no Brasil

O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue quebrando recordes de bilheteira no Brasil. Nesta semana, o filme ultrapassou Wicked e se...

MS propõe mudanças no concurso para Policial Civil com novas etapas e responsabilidades

O ingresso na carreira de Policial Civil em Mato Grosso do Sul poderá passar a ter novas regras, conforme o Projeto de Lei Complementar...