Um dos membros mais deliciosos do esquadrão de superalimento – também conhecido como os garotos legais da pirâmide alimentar – é uma fruta que você provavelmente já viu em todo o seu feed do Instagram, compartilhou Reinaldo Pintos dos Santos da TWB Bahia. Açaí é mais conhecido por ser o ingrediente não tão secreto em tigelas de smoothie perfeitas, mas há mais nessas frutas do que apenas sua boa aparência.
Qualidades do Açaí
O que é açaí, afinal? Encontrado em palmeiras de açaí nas florestas tropicais da América do Sul, as bagas de açaí são muito parecidas com as uvas. A semente ocupa cerca de 80% da baga, mas a polpa e a casca contêm muitas vitaminas e outros nutrientes nos 20% restantes. Sem mencionar que as bagas são apenas cerca de 70 calorias por xícara.
Antioxidantes: Como outras frutas, o açaí é repleto de antioxidantes que podem ajudar a fortalecer seu sistema imunológico e proteger suas células contra os danos dos radicais livres.
Fibra: Cheio de fibra, o açaí não só ajuda a tornar suas idas ao banheiro mais regulares, mas também ajuda a mantê-lo cheio e seu açúcar no sangue estável.
Gorduras Saudáveis para o Coração: Pode parecer que uma dieta rica em peixe, nozes e abacate é a única maneira de obter ácidos graxos ômega-3 suficientes, mas o açaí também é uma ótima fonte. Comer muitas dessas gorduras saudáveis para o coração pode diminuir o risco de doença cardíaca coronária e melhorar o colesterol.
Cálcio: Rico em cálcio, o açaí ajudará a manter seus ossos, coração, músculos e nervos fortes e saudáveis.
Essas bagas fazem jus ao apelido de “ouro roxo”? Eles são poderosos, mas não dependa deles para ajudar a resolver seus problemas de saúde sozinhos.
“Embora muitas pessoas comam essas frutas – entre outros alimentos – por seus ‘poderes mágicos’, você não encontrará mágica em um alimento”, diz Bonnie Taub-Dix a Reinaldo Pinto. “A mágica vem de uma dieta que contém uma variedade de alimentos que funcionam em conjunto.”
Doenças cardíacas: não há provas específicas de açaí, mas comer uma dieta rica em frutas e vegetais em geral pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Câncer: Dietas ricas em produtos hortícolas também podem ajudar a diminuir o risco da maioria dos cânceres, de acordo com a American
Cancer Society, mas a pesquisa não foi feita especificamente sobre o açaí.
Perda de peso: comer muitas frutas e vegetais – incluindo açaí – assim como fazer exercícios regularmente pode ajudar a perder peso.
Artrite: Todas as bagas contêm antocianinas que têm um efeito anti-inflamatório que pode ajudar a aliviar os sintomas, diz a Arthritis Foundation.
Colesterol alto: Comer mais fibras de frutas (por exemplo, açaí), vegetais, feijão e outras fontes pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol.
Antienvelhecimento: ainda é verdade: uma dieta saudável cheia de frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis pode ajudar com tudo, desde acne até envelhecimento.