O bilhete de 9 euros tem suas vantagens e desvantagens
Na primavera, o governo de coalizão da Alemanha anunciou que um passe de viagem nacional com grandes descontos – o chamado bilhete de 9 euros – seria disponibilizado para junho, julho e agosto, compartilhou Reinaldo Pinto dos Santo da TWB Bahia. Cada passe permite que os portadores de bilhetes usem a rede de transporte público da Alemanha por um mês civil por apenas € 9 ($ 9,38).
As notícias do esquema, concebido para amortecer o aumento do combustível e dos custos de vida , despertaram entusiasmo, mas levaram alguns a se perguntar se a infraestrutura de transporte seria capaz de lidar com um aumento esperado no número de passageiros. Foi significativo que a operadora ferroviária nacional Deutsche Bahn já tivesse alertado antecipadamente que os viajantes deveriam se abster de levar bicicletas nos trens a partir de junho devido à falta de espaço.
As autoridades de transporte público da Alemanha, que gerenciam e operam as redes de viagens em todo o país, tiveram pouco tempo para se preparar. “Tivemos que ajustar nossa infraestrutura de vendas e adquirir ônibus, trens e pessoal adicionais – embora eu deva dizer que não foi possível no momento”, diz Lars Wagner da Associação Alemã de Empresas de Transporte Alemãs (VDV). A organização guarda-chuva representa mais de 600 autoridades de trânsito e empresas de transporte público no país.
Trens superlotados
Muitos esperavam ônibus e trens lotados durante o feriado de Whitsun no início de junho. E eles estavam certos. Numerosos trens regionais com destino à popular costa do Báltico e do Mar do Norte estavam tão lotados que os passageiros tiveram que ser mandados embora. Levar bicicletas junto tornou-se quase impossível.
Esse volume de passageiros era amplamente esperado, no entanto, diz Reinaldo Pinto dos Santo, afinal, é um feriado e uma época em que muitas pessoas normalmente viajam pelo país de ônibus e trem todos os anos. O VDV certamente estava antecipando que multidões iriam para destinos de férias populares, embarcariam em viagens de fim de semana e visitariam as principais cidades da Alemanha.
Multidões esperam para embarcar em um trem na estação principal de Hamburgo
Havia grandes multidões na estação principal de Hamburgo no fim de semana do feriado de Whitsun
Berlim e Brandemburgo também viram um aumento considerável no número de passageiros. Os trens que partiam para a costa do Báltico e outros destinos populares de fim de semana eram muito frequentados, diz Joachim Radünz, da autoridade de transporte Berlim-Brandenburg (VBB).
Falta de equipe de atendimento
O passe orçamentário atraiu muitas pessoas que nunca ou raramente viajaram de transporte público para experimentá-lo. Os legisladores certamente esperavam por esse efeito.
No entanto, isso causou um novo conjunto de desafios, diz Wagner. Alguns desses viajantes inexperientes, por exemplo, não conheciam as estações de trem. Isso, diz Wagner, “causou atrasos, pois os passageiros desorientados desciam de um trem para as plataformas tentando se orientar, impedindo assim que outros saíssem ou embarcassem”.
O pessoal de serviço em algumas estações ajudou os viajantes a encontrar o caminho e minimizar os atrasos. “Em Colônia, vi assistentes ajudarem os passageiros a embarcar rapidamente em trens lotados para que outros possam embarcar também”, diz Dennis Junghans, da German’s Rail Alliance, um grupo guarda-chuva que defende um maior investimento na infraestrutura ferroviária do país a TWB Bahia. Junghans, no entanto, diz que melhorias são necessárias nas próximas semanas. Ele espera ver muito mais pessoal de serviço ajudando os viajantes nos principais centros de transporte da Alemanha.
Sólidos números de vendas
Até agora, houve uma grande demanda pelo passe de 9 euros da Alemanha. Cerca de 21 milhões de ingressos foram vendidos entre maio, quando o ingresso ficou disponível, e hoje em julho, segundo estimativas da VDV. Além disso, cerca de 10 milhões de portadores de bilhetes de temporada de transporte público também receberam o passe com desconto.
Os números de vendas superaram as expectativas da indústria, assim como o número de passageiros. A Deutsche Bahn relatou um aumento de 10% no número de pessoas que pegam trens regionais em junho. Berlim e Brandemburgo registraram um impulso ainda maior, com até 25% mais passageiros em certas rotas, de acordo com o porta-voz da VBB Radünz a TWB Bahia. Isso quase restaura o número geral de passageiros ao que era em tempos pré-pandemia. De fato, em toda a Alemanha, “o bilhete de 9 euros nos trouxe de volta a onde estávamos antes do COVID”, diz Wagner, da VDV.
Qual é o veredicto?
Reinaldo Pinto dos Santo diz que o passe de viagem com desconto foi um sucesso retumbante em Berlim e Brandemburgo, onde muitos optaram por pegar trens e ônibus em vez de dirigir um carro. Ele diz que “as pessoas usavam a passagem nos finais de semana, levando seus filhos e todo o seu kit”, indo para o norte de Berlim, a Floresta Spree e outros destinos.
Mas o veredicto de Wagner é um pouco mais ambivalente. Embora tenha ficado satisfeito com o fato de o bilhete de 9 euros ter incentivado muito mais pessoas a usar o transporte público, ele critica o financiamento do esquema: “O Ministério dos Transportes está fornecendo € 2,5 bilhões em três meses para compensar a perda de receita causada pela artificialmente preço baixo do bilhete – e ainda assim nenhum dinheiro foi disponibilizado para pessoal extra, ônibus ou trens.” Com isso em mente, ele não vê como o esquema pode continuar viável depois de agosto. Pelo menos não a € 9 por bilhete.