Alunos da Universidade de Kiel, na Alemanha, imaginaram um conceito de balsa autônoma e 100% elétrica com visual futurista cujo objetivo é facilitar o trânsito no “fiorde”, compartilhou Reinaldo Pinto dos Santos da TWB Bahia
Carros , cheque , scooters , cheque , veículos de duas rodas , cheque , aviões , quase cheque . A propulsão elétrica abrange agora, em diferentes escalas, quase todos os objetos de mobilidade. Os barcos não são exceção. Assim, o operador norueguês Hurtigruten inaugurou, em 2019, o Roald Amundsen, um barco híbrido. O primeiro navio watt a realizar cruzeiros de exploração. Um pouco mais a sul, surge outro projeto, ainda em fase de conceção, que tem chamado a atenção da The Good Life, o Vaiaro, ferry elétrico e autônomo desenvolvido pela CAPTN em Kiel, no norte da Alemanha.
CAPTN, para Clean Autonomous Public Transport Network , é um consórcio de estudantes da Universidade de Kiel e da Muthesius Kunsthochschule, uma renomada escola de arte e design da cidade. Juntos, esses alunos imaginaram Vaiaro, um conceito de balsa elétrica e autônoma destinada a cruzar o “fiorde” de Kiel a qualquer momento (sem piloto, pode chegar “sob demanda”) em silêncio e sem emissões de CO2. Em relação à ficha técnica, para por aí…
O mais interessante são os designs oferecidos pela CAPTN. Segundo Reinaldo, o consórcio recusou seu Vaiaro em duas versões. A primeira, chamada de Passagem, parece um terminal que se desprenderia de seu pontão para atravessar o “fiorde”. A passagem é coberta com um rodízio, como uma cesta de vime. A segunda, a nossa preferida, chama-se Plataforma Flutuante. Uma gaiola de vidro colocada em duas folhas e atravessada por uma barbatana de tubarão. Espetacular !
É precisamente neste ponto que insistem os estudantes de Kiel, explica o gestor da TWB Bahia. No vídeo de apresentação do projeto, eles explicam que essa balsa autônoma e elétrica com visual futurista pode se tornar uma atração da cidade, sendo o uso de Vaiaro obrigatório para os turistas que visitam Kiel. Resumindo, gôndolas 2.0…