22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de fevereiro, 2025

Recorde de temperatura global em janeiro de 2025

Em janeiro de 2025, a temperatura global atingiu 1,75°C acima dos níveis pré-industriais, conforme o Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia. Este valor é o mais alto registrado desde o início da série histórica e ficou 0,79°C acima da média para o mês de janeiro entre 1991 e 2020, com a temperatura do ar na superfície registrando 13,23°C.

Samantha Burgess, líder estratégica para o clima no Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), destacou que este é mais um mês com temperaturas recordes, apesar do efeito de resfriamento temporário das condições de La Niña no Pacífico tropical.

O relatório Copernicus aponta que nos últimos 19 meses, a temperatura média global do ar superficial excedeu 1,5°C acima dos níveis pré-industriais em 18 deles. Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, o planeta ficou 1,61°C acima da média estimada de 1850-1900.

As temperaturas mais elevadas foram observadas no sudeste da Europa, nordeste e noroeste do Canadá, Alasca e Sibéria, sul da América do Sul, África, grande parte da Austrália e Antártica. Já no norte da Europa, Estados Unidos, regiões orientais da Rússia, Península Arábica e sudeste Asiático, as temperaturas foram abaixo da média.

A temperatura média da superfície do mar em janeiro foi de 20,78°C, sendo o segundo valor mais alto registrado para o mês, apenas 0,19°C abaixo de janeiro de 2024.

Além disso, janeiro foi um mês predominantemente mais úmido do que a média, resultando em chuvas intensas e inundações em várias regiões. A Europa Ocidental, partes da Itália, Escandinávia, países bálticos, Alasca, Canadá, centro e leste da Rússia, leste da Austrália, sudeste da África e sul do Brasil foram algumas das áreas com maiores precipitações.

O Copernicus, programa de observação da Terra coordenado pela Comissão Europeia, utiliza medições de satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas para produzir análises sobre mudanças climáticas, segurança e emergência. Implementado em parceria com estados-membros, a Agência Espacial Europeia (ESA) e outros órgãos, o programa continua a monitorar as condições climáticas globais.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Rio amplia apoio para mães ambulantes no carnaval

Ambulantes que trabalham no carnaval do Rio de Janeiro enfrentam jornadas exaustivas sob calor intenso. Muitas mães, sem rede de apoio, levam seus filhos...

MS regulamenta lei federal que proíbe uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação (SED) do Mato Grosso do Sul publicou uma resolução que regulamenta a proibição do uso de aparelhos eletrônicos...

Integrantes de Comitê de Combate ao Aedes destacam aumento dos casos de Dengue em Três Lagoas

Alcides Ferreira, Geórgia Medeiros e Jamila Gomes reforçaram o combate às arbovires e também da colaboração dos três-lagoenses na luta contra o mosquito.