25.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de outubro, 2024

Receita Federal abre consultas para primeiro lote de restituições 2020

Este primeiro lote vai pagar R$2 bilhões para 901.077 contribuintes no dia 29 de maio, porém apenas 14,7 das 32 milhões de declarações foram entregues até o momento

23/05/2020 08h15
Por: Patrícia Fernandes com informações do G1

BRASÍLIA (DF) – A Receita Federal abriu nessa sexta-feira (22), as consultas do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, que é relativo ao ano-base de 2019. As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita Federal através do site você pode consultar e fazer até mesmo a solicitação no: servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp ou pelo telefone 146, o órgão vai estar disponibilizando um aplicativo para tablets e smartphones para consultar as informações sobre a restituição do IR e a situação cadastral no CPF.

Nesse primeiro lote, será autorizado um crédito bancário para 901.077 mil contribuintes, no dia 29 de maio, sendo totalizado o valor de R$2 bilhões, este ano o pagamento da restituição vai ser realizado em lote, no último dia útil do mês, diferente dos anos anteriores que acontecia no dia 15.

Este primeiro lote, vai contemplar os contribuintes que tem prioridade legal nos recebimentos das restituições, sendo 133.171 idosos que tem acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre os 60 e os 79 anos e 57.631 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou de moléstia grave.

E com diferença, este primeiro lote, vai ser pago até mesmo durante o prazo de transmissão das declarações, que foi estendido para o dia 30 de junho, por conta da pandemia.

CONSULTAS

De acordo com o supervisor do IR, Joaquim Adir, explicou que, ao realizar as consultas do primeiro lote, o contribuinte será informado que:

  • Que foi contemplado e que receberá os valores na próxima semana;
  • Ou que a declaração está na fila de restituição, ou seja, que está tudo correto, bastando apenas aguardar a liberação dos valores nos próximos meses;
  • Ou que está em processamento, ou na fila de espera do órgão.

A declaração que se encontra em processamento ou na fila dle espera, poderá ser que tenha alguma inconsistência nas informações, que talvez o contribuinte possa revisa-la para ter a certeza.

“Há algumas empresas que estão atrasando as entregas da Dirf, tem imobiliárias que não está entregando a declaração dos alugueis, então, acaba faltando as informações que não são dos contribuintes, pois como se trata de um período difícil, muita gente pode estar entregando as declarações com atraso, causando um receio, ao dizer que o contribuinte está na malha fina, se não está com ela processada”, disse.

DECLARAÇÕES ENTREGUES

Até o momento, de acordo com a Receita Federal, até nesta última quarta-feira (20), foram recebidos 14,7 milhões de declarações de Imposto de Renda 2020, sendo de um total de 32 milhões previstas.

Ficando então o alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias, o importante é que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar grande atropelos de ultima hora, já que muitas duvidas surgem no momento do envio.

Receita Federal abre consultas para primeiro lote de restituições 2020. Foto: Marcello Casal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ladrão é preso em flagrante enquanto furtava fiação de casa no São Carlos

Suspeito foi detido no forro de residência pela Rádio Patrulha.

Chefe da 9° Zona Eleitoral detalha preparativos para as eleições em Três Lagoas

Vanessa Barroso também explicou sobre algumas alterações de locais de votação, como dos eleitores da Escola João Magiano Pinto, que vão votar na Escola da APAE, no Centro.

Mais de 86 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Três Lagoas

Candidatos a prefeito e vereadores serão escolhidos em 31 locais de votação espalhados em duas zonas eleitorais.