27.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro, 2024

R$ 2 mi são injetados na economia de Três Lagoas pelo Torneio de Pesca

O maior evento da modalidade no país reuniu cerca de 800 competidores no Balneário Municipal

06/05/2019 08h49
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS – No último final de semana aconteceu em Três Lagoas a 10ª edição do Torneio de Pesca Esportiva. Este é considero o maior evento da modalidade pesque e solte no Brasil e reuniu cerca de 800 competidores de todo o país, movimentando R$ 2 milhões na economia local.

Segundo declarou o Governo do Estado, esses números ganharam força com o decreto da cota zero, que passará a vigorar a partir de 2020 nos rios das bacias do Paraguai e Paraná. A medida tem como objetivo o controle e preservação do estoque pesqueiro no Estado.

O presidente da APETL (Associação dos Pescadores Esportivos de Três Lagoas), Kenzo Sigaki, concordou com o decreto da cota zero, o que para ele demandou muita coragem. “O governador levantou uma bandeira importante e tem o nosso apoio. Hoje, no Rio Paraná, não temos mais o peixe da bacia, devido a matança no passado”, disse.

Ricardo acredita que isso fortalece a tomada de decisão do governo, que busca a recuperação dos recursos pesqueiros e promover a modalidade esportiva da pesca no estado, além de fortalecer o turismo. Segundo ele, a pesca esportiva é um dos esportes que mais cresce no Brasil e pode ser uma alternativa para a economia.

Durante o evento, o governador Reinaldo Azambuja, representado pelo Secretário Adjunto da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção), Ricardo Senna, foi homenageado pelos pescadores esportivos.

“Não tínhamos a dimensão da grandiosidade desse torneio, que reúne amantes da pesca de todo o País, e o que presenciamos aqui demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário adjunto.

10º TORNEIO

O torneio começou na última sexta-feira (3), no Balneário Municipal, abrangendo os rios Paraná, Tietê e Sucuriú. A prova principal teve início às 8h de sábado (4) e consistiu em pesca embarcada, na modalidade de arremesso, sendo permitida apenas a captura de tucunaré, espécie abundante no Rio Paraná e seus afluentes.

Competição foi realizada durante oito horas no sábado. Participaram 321 equipes (dupla ou trio) de 101 cidades e 12 estados, reunindo competidores de extremos como Manaus, Salvador e Porto Alegre.

A prova do torneio consistiu na prática da pesca embarcada, na modalidade de arremesso, sendo permitido apenas a captura de tucunaré, espécie abundante no Rio Paraná e seus afluentes. O maior peixe, de 57,5 centímetros, foi capturado pelo trio de Andradina (SP), formada por Guilherme Genovan, Glauco Cabrio e Rodrigo Minhole, mas a equipe campeã foi de Uberlândia (MG), integrada por Luciano Estevão, Ricardo Melim e Marcus Vinicius.

O próximo torneio de pesca esportiva será realizado em setembro, em Paranaíba.

Com informações do site Correio do Estado

Torneio foi realizado na sexta e sábado, em Três Lagoas - Foto: Saul Schramm

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista foge do local após cair de veículo no Centro de Três Lagoas

Acidente mobilizou as forças de segurança, mas o motociclista desapareceu antes mesmo da chegada da Polícia.

Colisão entre carro e bicicleta elétrica deixa pessoa ferida em Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Coronel João Gonçalves de Oliveira com Márcia Bendes, onde o SAMU prestou atendimento a uma das vítimas.

Briga entre proprietários e inquilino mobiliza Polícia Militar no bairro Santa Luzia

Inquilino sob efeito de álcool e drogas causou tumulto, fazendo que proprietário acionasse as autoridades.