Policial – 05/01/2012 – 17:01
Dois homens morreram e outros quatro ficaram feridos em estado grave na queda de um elevador de prédio em construção em Cuiabá na manhã desta quinta-feira (5). O acidente aconteceu no edifício Amazon Business Center, no bairro Quilombo, região central da cidade. Morreram o mestre-de-obras Agnaldo Alves dos Santos, 40, e o operador de elevador Eurico Jesus Ferreira, 38.
Os feridos são os carpinteiros Elias da Silva, Jonatan da Silva e outros identificados apenas por Fernando e Washington, este em estado gravíssimo.
Conforme informações de operários da obra, eram aproximadamente 7h30 quando os seis operários entraram no elevador, que estava no sexto andar, cerca de 15 metros acima da base do prédio. No momento em que o equipamento foi acionado, o cabo de aço se rompeu. “Ouvi o estalo do cabo e o baque no chão”, disse o auxiliar de pedreiro Antônio Carlos da Silva.
Em cerca de 10 minutos, carros do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegaram ao local. O mestre-de-obras e o operador de elevador tiveram morte instantânea. O local foi isolado para que peritos da Polícia Técnica pudessem trabalhar e buscar informações técnicas para elaborar laudo a respeito do que causou o acidente.
O engenheiro responsável pela obra, Herli Ribeiro Lavor, disse que o acidente foi uma fatalidade, já que o elevador tinha sido vistoriado pela Delegacia Regional do Trabalho há cerca de 50 dias e foi autorizado para funcionamento.
A assessoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Mato Grosso informou que 50 dias é um período muito longo para intervalo de vistorias em prédios que estão sendo construídos, principalmente em elevadores. A Construtora Pactual, segundo o engenheiro Lavor, está dando toda assistência às famílias das vítimas, tanto em relação aos funerais, quanto à assistência médica.
Fonte: UOL