Dos 169 candidatos a vereador em Três Lagoas, quatro estão fora da corrida eleitoral, enquanto um candidato a prefeito também teve sua candidatura indeferida pelo TRE-MS.
Em Três Lagoas, das 169 candidaturas a vereador registradas para as Eleições 2024, apenas quatro foram indeferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, até o momento, estão fora da disputa pelas 15 vagas na Câmara Municipal neste ano. Na última eleição municipal, em 2020, sete candidatos foram declarados inaptos pela Justiça Eleitoral.
De acordo com os dados do DivulgaCand, plataforma responsável pela divulgação das candidaturas e contas eleitorais, os candidatos Baiano do Interlagos (Republicanos), Luciane Miranda (UNIÃO), Breno César (PSB) e Ritinha do Camelô (PRD) tiveram suas candidaturas indeferidas por diferentes razões, como inelegibilidade, renúncia e ausência de condição de elegibilidade.
No caso de Breno César, atual vereador, ele chegou a registrar sua candidatura, mas desistiu da reeleição por motivos pessoais, optando por apoiar um primo que também concorre a uma cadeira na Câmara.
PREFEITURA – Na disputa pela Prefeitura, o candidato Juvenal Ferreira da Silva, do Partido Renovação Democrática (PRD), teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
A decisão, da juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da 51ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, apontou a ausência de comprovação de desincompatibilização do cargo público, além da falta de apresentação de certidões criminais e proposta de governo. Juvenal pode continuar sua campanha enquanto recorre da decisão.