Dados do vacinômetro divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 14.759 crianças foram vacinadas contra Covid-19 em seis dias de campanha em Mato Grosso do Sul.
Este número abrange 4,90% do público infantil. O objetivo é imunizar 301.026 crianças de 5 a 11 anos em 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Crianças estão sendo vacinadas com Pfizer.
Mato Grosso do Sul recebeu duas remessas de vacinas pediátricas até o momento. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos começou no último sábado (15).
De acordo com pesquisa realizada, maioria da população de Mato Grosso do Sul é favorável a vacinação de crianças de 0 a 11 anos. Crianças de 0 a 4 anos ainda não tem autorização da Anvisa.
Normas
O intervalo entre a primeira e segunda dose pediátrica deve ser de oito semanas.
A cor da tampa do frasco destinado às crianças de 5 a 11 anos é laranja, para facilitar a identificação das equipes de saúde e pais ou responsáveis.
Para maiores de 12 anos, a cor da tampa do frasco é roxa. Não é necessária prescrição médica para aplicação da vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pediátrica da Pfizer também terá esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperaturas de 2º a 8ºC.
A vacinação das crianças deve ser realizada em ambiente específico e longe da vacinação de adultos. A aplicação de doses em formato drive-thru é proibida.
Coronavac
Mato Grosso do Sul aguarda aval do Ministério da Saúde para vacinar crianças com Coronavac.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (20), a vacinação de pessoas de 6 a 17 anos com Coronavac.
Crianças de 5 anos ou crianças de 6 a 17 anos que sejam imunossuprimidas não podem tomar a vacina.
Crianças e adolescentes com comorbidades podem tomar a Coronavac. A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de quatro semanas.
O imunizante é o mesmo utilizado em adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.
Informação do site Correio do Estado