25.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de outubro, 2024

Publicada lei que proíbe fichas sujas em cargos públicos de Corumbá, MS

Política – 09/01/2013 – 12:01

Inelegíveis não poderão assumir funções no 1º e 2º escalão da prefeitura. Nomeados deverão apresentar certidões cíveis e criminais antes da posse. 

Pessoas que se enquadram em algum dos casos de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa não poderão assumir cargos no primeiro e segundo escalão da prefeitura de Corumbá, a 444 km de Campo Grande. Determinação está prevista na Lei Municipal 2.295/2013, publicada na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial de Corumbá (Diocorumbá).

O projeto da Lei da Ficha Limpa Municipal é de autoria do Executivo e foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores.

Conforme a legislação, pessoas inelegíveis não poderão exercer os seguintes cargos municipais: secretário; secretário-adjunto; subsecretário; procurador-geral; controlador-geral; chefe de gabinete do prefeito; coordenador de segurança pública; comandante da Guarda Municipal; diretor-geral e/ou diretor-presidente de entidades da administração pública indireta (como agências reguladoras, empresas públicas e sociedades de economia mista); superintendente, gerente e demais cargos de provimento em comissão de direção superior, assessoramento e gerência.

A lei determina que, no ato da posse, os nomeados deverão apresentar certidões de ações cíveis e criminais emitidas pelas Justiças Federal, Estadual (1º e 2º graus), Eleitoral e Tribunais competentes (no caso de ter exercido função pública que implique foro especial nos últimos cinco anos).

Se a pessoa tiver a ficha suja, terá a nomeação anulada. Para que o ato de nomeação seja cancelado, é preciso que haja sentença transitada em julgado (quando não cabe mais chance de recursos).

Fonte: Do G1 MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher dá facada em companheiro após briga e uso de álcool e drogas no Interlagos

Vítima foi socorrida com alguns ferimentos e sangramento pelo corpo.

Alunos do 6º Período de Direito da AEMS vivenciam o Tribunal do Júri

Na tarde de hoje, 30 de outubro, os alunos do 6º período do curso de Direito noturno da Faculdade AEMS (Associação de Ensino e...

Michel Temer critica governo Lula e diz que administração atual carece de projeto claro para o Brasil

O ex-presidente Michel Temer, aos 84 anos, fez críticas ao governo de Lula, afirmando que a administração atual carece de um projeto claro para...