22.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de fevereiro, 2025

Proposta que define deficiência auditiva avança na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência auditiva, uma proposta que começou a tramitar nesta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) busca definir critérios claros para a caracterização dessa condição. O Projeto de Lei 02/2025, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), também propõe alterações na Lei 3.181/2006, que trata da “Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais”, estabelecendo valores referenciais para a limitação auditiva.

De acordo com o texto do projeto, a deficiência auditiva é definida como “a limitação de longo prazo da audição, unilateral total ou bilateral parcial ou total, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, obstrui a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”. A proposta visa garantir que pessoas com deficiência auditiva, incluindo aquelas com perda auditiva unilateral total, sejam reconhecidas e tenham seus direitos assegurados.

A iniciativa também modifica a Lei 3.181/2006, acrescentando um parágrafo único ao artigo 4º, que estabelece critérios para a caracterização da deficiência. O novo texto define valores referenciais para a limitação auditiva, buscando oferecer maior clareza e segurança jurídica para a aplicação das políticas públicas voltadas a esse grupo.

Foto: Luciana Nassar

Na justificativa do projeto, o deputado Jamilson Name destacou a importância de proteger as pessoas com deficiência auditiva unilateral total, promovendo a inclusão social e a igualdade material. “A proposta visa garantir que essas pessoas sejam reconhecidas como portadoras de deficiência, assegurando-lhes acesso a direitos e políticas públicas que promovam sua integração plena na sociedade”, afirmou.

Após o período de pauta para recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável, a proposta continuará tramitando na Casa de Leis, passando por análises e votações nas comissões temáticas e em sessões plenárias.

Com informações Agência ALEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cientistas alertam sobre desinformação sobre câncer no Dia Mundial da Doença

No Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam os perigos da desinformação sobre a doença, amplificada pelas redes sociais....

STF condena homem a 17 anos por furtar réplica da Constituição durante ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Marcelo Fernandes Lima a 17 anos de prisão por furtar uma réplica da Constituição de 1988 durante os...

Lula se encontra com líderes do Congresso e reforça a importância do diálogo entre os Poderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (3) no Palácio do Planalto com os novos presidentes da Câmara dos Deputados,...