31.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de outubro, 2024

Proposta garante defesa de contribuinte em primeira instância

28/11/2014 – Atualizado em 28/11/2014

Por: Douradosagora

O Projeto de Lei 7588/14, em análise na Câmara, garante ao contribuinte que recorrer em processos administrativo e fiscal o direito de defesa desde a primeira instância, quando se tratar de julgamento por órgão colegiado.

Pelo texto, do ex-deputado Carlos Souza, as pautas de julgamento deverão ser divulgadas com antecedência de no mínimo dez dias.

A proposta também permite ao contribuinte ou seu advogado apresentar memoriais, requisitar provas, acompanhar a sessão de julgamento, fazer sustentação oral e participar de debates.

Para o autor, desde que esses processos passaram a ser julgados por turmas de julgamento, compostas por auditores fiscais, “a ausência de instrumentos de participação do impugnante, na primeira instância, tornou-se grave obstáculo ao exercício do seu direito de defesa”.

Ainda segundo Carlos Souza, o julgamento de impugnações administrativas do contribuinte, na primeira instância, padece de carência quase absoluta de disciplina legal.

“Toda a matéria encontra-se regulamentada em atos de competência do Ministério da Fazenda ou da Receita Federal, que naturalmente não se preocuparam em oferecer instrumentos adequados para o exercício da advocacia.”

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara Notícias)

Imagem ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Michel Temer critica governo Lula e diz que administração atual carece de projeto claro para o Brasil

O ex-presidente Michel Temer, aos 84 anos, fez críticas ao governo de Lula, afirmando que a administração atual carece de um projeto claro para...

Fraude na filiação de Lula ao PL: PF abre operação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) uma operação para buscar provas sobre a filiação fraudulenta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Transição em Três Lagoas: nomes em evidência e desmentidos sobre desentendimentos

Com as eleições encerradas, o município de Três Lagoas está em período de transição entre as administrações de Angelo Guerreiro e Cassiano Maia. Especulações...