27.6 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Projetos sociais e Outubro Rosa em destaque na sessão da Câmara de Três Lagoas

Os vereadores analisaram os seguintes projetos na sessão desta terça-feira, 15 de outubro:

Projeto de lei nº 30 de 05 de abril de 2024: dispõe sobre o atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia nos locais que especifica e dá outras providências.

Projeto de lei nº 44 de 03 de maio de 2024: institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas/MS o “Dia Municipal da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância” ,a ser celebrado anualmente no dia 14 de maio.

Projeto de lei nº 85 de 09 de outubro de 2024: cria a Política de Prioridade e Garantia de acesso ao Tratamento em Saúde para pessoas, com elevado grau de sofrimento psíquico e transtorno mental, com dependência química, com doenças infectocontagiosas graves ou outras enfermidades que ocasionam condições frágeis ou ausência de autocuidado e autodeterminação, no âmbito do município de Três Lagoas.

Ainda na Ordem do Dia ocorreu o a leitura de dois pareceres do Tribunal de Contas do Estado, são eles:

PARECER PRÉVIO DO TCE/MS DAS CONTAS DE 2017 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

PARECER PRÉVIO DO TCE/MS DAS CONTAS DE 2018 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

As propostas foram encaminhadas para as comissões permanentes de Saúde,  Constituição, Justiça e Redação Final, Finanças, respectivamente, para emissão de parecer e apreciação.

Somente o pl 44 será encaminhado para o gabinete do vereador Tonhão para vistas.

Tribuna Livre

Ainda durante a sessão ocorreu o uso da Tribuna Livre pela vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas, Miriam Guerra. Ela falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama e ações da entidade, no mês de outubro.

Na oportunidade, Miriam ressaltou a importância do apoio da Rede Feminina aos pacientes, dispondo de vários profissionais como: psicólogo, assistência social, terapeuta holístico, entre outros profissionais. O amparo ocorre também através da entrega de cestas básicas, leite, gelatina e até mesmo doação de medicamentos.

A campanha Outubro Rosa, mundialmente, dedicada a prevenção do câncer da mama também é divulgada pelos voluntários da Rede Feminina, que realiza diversas ações no decorrer do mês de outubro, para prevenção e diagnóstico precoce. “Está aberta a agenda de palestras. E, se as pessoas quiserem palestras para empresas, escolas, igrejas, liguem para a Rede e podemos agendar a palestra e bater um papo sobre a prevenção e combate ao câncer”, enfatizou a vice presidente da entidade.

Ela ainda citou que a carreta, do Hospital do Amor, estará em Três Lagoas, nesta semana, para realizar exames de mamografia e Papa Nicolau, gratuitamente. “A Rede sobrevive da ajuda da sociedade civil. Nós precisamos desse apoio. Precisamos de alimentação, combustível, para dar suporte para vinda da carreta”, frisou.

A Rede Feminina tem por finalidade prestar apoio e orientação aos pacientes com câncer, em vulnerabilidade social e seus familiares, visando o bem estar físico, psicológico e social, para enfrentar o tratamento da doença. “Ela não atende só mulheres. Atende homens e crianças também”, destacou Conceição.

O presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, informou que todos os vereadores assumem o compromisso de divulgar, amplamente, a vinda da carreta e agradeceu Miriam pelas informações.

Imagem: Hospital de Amor

As inscrições para os exames, na carreta do Hospital de Amor, podem ser feitas na sede da Rede Feminina, localizada na rua Zuleide Perez Tabox, 150- Centro.

Câmara Municipal de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.