Por Leonardo Alves, especialista em gestão pública e privada
A cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, se destaca como exemplo inovador em políticas públicas de distribuição de renda. A transformação do modelo econômico na cidade, se faz através da moeda social moeda social Mumbuca. Criada há 10 anos, o modelo de transferência de renda se intensificou na Pandemia, levando, para a população mais carente, o recurso necessário para sua sobrevivência. Hoje, com aproximadamente 70 mil beneficiados, mais de 20 milhões de reais são “jogados” na economia local, todos os meses.
Sobre a moeda social Mumbuca
A Mumbuca foi criada em 2013 como parte do programa de Renda Básica de Cidadania, que, além de reduzir a desigualdade social, ascende a economia local. A moeda social tem seu valor equivalente ao real, podendo ser usado, apenas, no comercio local, incentivando a economia e garantindo o desenvolvimento econômico.
Impacto na comunidade
O programa de transferência de renda garante, ao cidadão mais carente, a inclusão social, tornando-os visíveis, garantindo seu acesso às necessidades básicas para uma qualidade de vida mais justa e menos vulnerável.
Estímulo à economia local
Além da inclusão social, a moeda Mumbuca fortalece a economia local. Com mais de 20 mil comerciantes cadastrados, Maricá se tornou, nos últimos 8 anos, uma das cidades brasileiras que mais teve o aumento na abertura e legalização comercial e no índice de empregabilidade, conforme Cadastro Nacional ( Caged). Com o aumento do poder de compra da população, o crescimento na demanda por bens e serviços triplicou, aumentando, gerando emprego e fomentando o desenvolvimento econômico local.
Inclusão Social
A moeda social desempenha um papel fundamental na inclusão social, voltado principalmente para famílias de baixa renda, mulheres chefes de família e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Resultados Alcançados
Maricá se tornou, com a implementação do programa de Renda Básica de Cidadania, expoente na distribuição de renda no Brasil e exterior. Pesquisadores têm levado, o exemplo da moeda social Mumbuca, um modelo de transformação social necessário para redução da desigualdade. Só no estado do Rio de Janeiro, nos últimos 3 anos, 4 municípios criaram a sua moeda social, dentre eles: Niterói, Macaé e Saquarema.
Leia mais em: Leonardo Alves – Uma nova opinião sobre a gestão pública e a administração governamental.