26.9 C
Três Lagoas
domingo, 20 de outubro, 2024

Projeto de Lei assegura controle individual de consumo em bares e restaurantes

04/07/2017 14h24

Por: Infoco Bolsão mais informações Clique Aqui

Os consumidores devem ter direito ao controle e pagamento individual do consumo em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos comerciais similares em Mato Grosso Sul. É o que prevê projeto de lei apresentado por Marcio Fernandes (PMDB) durante a primeira sessão ordinária da semana, nesta terça-feira (4/7). “Muitas vezes, os valores de consumo são cobrados por mesa, não dando a oportunidade para que cada pessoa confira se o que está sendo cobrado foi efetivamente consumido”, explicou o parlamentar.

Pela proposta, que segue agora para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes da votação em plenário, os estabelecimentos deverão oferecer aos consumidores meios de controle dos produtos e servidos à medida que são consumidos individualmente. O projeto preve, preferencialmente, a disponibilização de comanda. Ainda assim, os estabelecimentos comerciais deverão controlar o consumo e ficarão impedidos de aplicar multa ao consumidor que perder a comanda.

Em caso de controle individual por meio eletrônico, o estabelecimento comercial deverá disponibilizar ao consumidor meios de conferência do valor em consumo a qualquer momento, por meio de aplicativo de celuar, em locais onde é disponibilizada internet gratuita (wi-fi), ou terminais eletrônicos destinados a esse fim. As infrações ficam sujeitas a penalidades administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas, previstas e regulamentadas no artigo 56 da Lei Federal 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com apoio da Prefeitura, Cine Petrobras chega a Três Lagoas

Projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras.

SMAS e SEMEA promove ação alusiva aos 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa

O plantio ocorreu ao longo de seis dias, em diferentes locais: CREAS, SCFV Tia Nega, CRAS Ruth e SCFV Patrulha Florestinha.

Obras do Parque Linear já estão em execução pela Prefeitura

Requalificação da área contribuirá, também, para a preservação ambiental, criando um espaço verde que ajuda na absorção de poluentes e na redução da temperatura urbana, além de promover a biodiversidade local.