24.1 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro, 2024

Professores de Castilho e Três Lagoas retomam atividades do Programa de Educação Ambiental essa semana

21/08/2013 – Atualizado em 21/08/2013

Atividades integram o projeto de gestão ambiental G-Pontes, realizado durante a construção da Ponte do Rio Paraná, o Projeto é da Universidade Federal do Paraná, UFPR

Por: Redação e Assessoria

Os professores da rede municipal de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS) retomam nesta semana as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) realizado pelo projeto G-Pontes. O projeto é desenvolvido pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), na região da construção da ponte na BR-262, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

No município de Três Lagoas, as atividades ocorrem nos dias 21 e 22 de agosto, a partir das 18h30min, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted). O tema “Água” será rediscutido pelos professores com a coordenação da professora Christiane Gioppo, dando continuidade ao trabalho iniciado em julho. O objetivo também é reforçar a importância de elaborar uma proposta pedagógica relacionada ao meio ambiente.

Em Castilho, as oficinas acontecem no dia 23 de agosto, das 8h às 16h, no Departamento de Educação de Castilho. Também com orientação da professora da UFPR Christiane Gioppo, os professores retomarão o tema “(Des) construindo olhares sobre Castilho”, iniciado em julho. O objetivo da oficina é sensibilizar os professores da rede municipal para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica referente a questões ambientais.

O PEA atende à demanda local sobre a necessidade de refletir sobre como abordar as questões ambientais de maneira interdisciplinar na sala de aula. Para isso, as oficinas trabalham a fotografia e estimulam os docentes a explorar um novo olhar sobre o ambiente onde vivem.

Sobre o G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Foto: Divulgação

Projeto G-Pontes ajuda na educação ambiental na cidade de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

Durante entrevista, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano.

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.

Tecnologia digital: aplicativo dá mais agilidade e eficiência nas vistorias da Agraer

Agraer desenvolve aplicativo para otimizar gestão de bens voltados à agricultura familiar.