29.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 24 de dezembro, 2024

Procure o Procon os consumidores lesados pela Telexfree

10/07/2013 – Atualizado em 10/07/2013

A Justiça do Acre proibiu pagamentos e novas adesões e vale para todo território nacional.

Por: Redação com informações do PROCON

O Programa Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor de Três Lagoas, orienta que os consumidores que tiverem dificuldades em receber o seu dinheiro de volta que registre sua reclamação pessoalmente no órgão do Procon contra a empresa de marketing multinível Telexfree, no qual a Justiça do Acre proibiu pagamentos e novas adesões e vale para todo território nacional.

Diante dos indícios de infração aos ditames do Código de Defesa do Consumidor, será instaurado processo administrativo contra a empresa Ympactus Comercial LTDA, advertindo de que o não cumprimento implicará as consequências legais pertinentes.

Assim de acordo com o Procon/TL, o consumidor que investiu sua quantia e tem encontrado dificuldade em receber o seu dinheiro de volta, o órgão tem procurado uma forma de ajudar essas pessoas vulneráveis e recuperarem os valores investidos.

A Justiça entende que a empresa Telexfree é uma “pirâmide financeira” que tem como foco o recrutamento de pessoas e não a comercialização de produtos ou serviços. Portanto a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com investimentos destes, e não com a revenda ou distribuição de produtos ou serviços.

Em caso de descumprimento da determinação judicial, deferiu a liminar para que a empresa se abstenha de admitir novas adesões de rede, sob pena de pagar multa de R$ 100,000,00 (Cem Mil Reais), por cada novo cadastramento ou recadastramento e por cada pagamento indevido. E em caso de descumprimento a incidência de multa diária de R$ 500,000,00 (Quinhentos Mil Reais), em razão da empresa pagar comissões, bonificações e qualquer outra vantagem aos divulgadores.

Eu sempre orientei os consumidores que não aderissem este negócio, pois trata de pirâmide financeira. O PROCON têm essa preocupação diante do grande número de consumidores que, em busca de ganhos financeiros imediatos, estão aderindo a negócios com empresas aparentemente lícitas, quando na verdade tem como objeto uma atividade que não possui qualquer viabilidade econômica.

Os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar recrutando outros participantes, porém, quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, pois ela depende dos investimentos posteriores. Sem novos investimentos, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo, diz Lilian Campos.

Quem quiser oficializar o seu registro de reclamação, o Procon/TL está de portas abertas, na Av. Capitão Olinto Mancini, 2462, 1° andar, Jd. Primaveril.

Procon contra a empresa de marketing multinível Telexfree, no qual  a Justiça do Acre proibiu pagamentos  e novas adesões e vale para todo território nacional.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil é eleito para mais um mandato no comitê de consolidação da paz da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão...

ChatGPT lança função de “chamada de vídeo” com Papai Noel

O ChatGPT anunciou uma nova função para os usuários do plano Plus, permitindo fazer "chamadas de vídeo" com Papai Noel. Para quem usa a...

Hemosul faz apelo por doações de sangue para enfrentar baixa nos estoques durante o fim de ano

A Rede Hemosul MS está em alerta devido à queda significativa nos estoques de sangue, situação que se agrava tradicionalmente neste período festivo de...