22.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025

Procon MS e Decon participam de workshop para identificar produtos falsificados

Na última terça-feira (4), equipes do Procon Mato Grosso do Sul e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) participaram de um workshop voltado para a identificação de produtos falsificados de diversas marcas. O treinamento foi conduzido por advogados da BPG (Grupo de Proteção à Marca), organização sem fins lucrativos que atua no combate ao mercado ilegal no Brasil.

Marcelo Toledo de Camargo e Fernando Bononni, representantes da BPG, destacaram que os detalhes são fundamentais para diferenciar produtos originais dos falsificados. “Dificilmente um produto de uma grande empresa ou marca vai ter alguma falha, enquanto o produto falsificado, por muitas vezes, apresenta problemas de acabamento, costura, bordado ou colagem”, explicou Marcelo. Ele também alertou para os riscos à saúde oferecidos por itens falsificados. “Eles podem causar lesões ao consumidor que pratica esportes com um tênis falsificado de baixa qualidade. Uma camiseta pode conter tinta tóxica em sua composição”, completou.

O delegado titular da Decon, Reginaldo Salomão, avaliou que a capacitação é uma oportunidade para aprimorar as ações interinstitucionais de controle e repressão aos crimes contra as relações de consumo. “Essa iniciativa fortalece a atuação conjunta e garante que os consumidores do Estado tenham acesso a produtos de qualidade”, afirmou.

Foto: Kleber Clajus

A superintendente do Procon MS, Patrícia Mara da Silva, ressaltou que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) assegura aos consumidores o respeito à dignidade, saúde e segurança. “Nossos fiscais, vinculados à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), têm atuado para coibir abusos que causem prejuízos à população. Essa capacitação qualifica e fortalece ainda mais o trabalho que já desempenhamos”, destacou.

O workshop reforça a importância da atuação integrada entre órgãos de defesa do consumidor e de segurança pública para combater a comercialização de produtos falsificados, que além de prejudicar a economia, colocam em risco a saúde e a segurança dos consumidores.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ciro Gomes se envolve na polêmica da “Guerra de bonés”

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) entrou na polêmica da “guerra de bonés”, publicando uma imagem em suas redes sociais com um boné amarelo estampado...

Deputado propõe programa de saúde bucal nas escolas do MS

O deputado estadual Lidio Lopes apresentou um projeto de lei visando a criação do Sorriso POPE (Programa de Odontologia Preventiva nas Escolas) nas instituições...

Hospital Auxiliadora inaugura novas unidades e expande estrutura hospitalar

O Hospital Auxiliadora inaugurou na última sexta-feira, 31, a nova Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru (UCINCo/A), além das ampliações da Unidade...