35.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de novembro, 2024

Procon/MS alerta para recall de veículos de montadora sul-coreana

Dos veículos com recall ativo da montadora sul-coreana Kia Motors, 37,5% ainda não passaram por reparos em Mato Grosso do Sul. A informação consta em relatórios enviados pela empresa ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Quem não atender ao chamamento pode não conseguir licenciar o carro.
 
No site do Procon/MS, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), são listados desde abril o andamento de recall dos modelos Carens, Carnival, Cerato, Magentis, Mohave, Opirus, Sorento, Soul, Sportage e Sportage (3ª Geração).

Conforme o balanço da marca, 154 de 410 carros no Estado não passaram pela correção em componentes que podem incluir o interruptor das luzes de freio, flauta de combustível, fusível da caixa de junção da hecu e multifusível da caixa de junção.

Para verificar a situação de seu veículo, o consumidor pode acessar o portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) no link: https://tinyurl.com/4z2abxet. Para a consulta é necessário informar os números do chassi ou da placa do veículo.

Licenciamento e orientações

Conforme o artigo 10 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), cabe ao fornecedor informar às autoridades e aos consumidores problemas em seus produtos ou serviços que importem em periculosidade à saúde ou segurança. Todo o processo de reparo ou de substituição de peças deve ser gratuito ao consumidor.

No caso de veículos, as regras sobre o recall, ou ‘chamamento de volta’, foram atualizadas em abril de 2021 pelo novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Assim, passou a ser obrigatório o atendimento aos recalls emitidos pelos fabricantes, não sendo possível licenciar o veículo caso o reparo não seja realizado.

Recomenda-se que o consumidor, diante da necessidade de reparo ou troca de peças, busque a empresa fabricante do veículo, que detém responsabilidade exclusiva, para proceder com o atendimento ao recall. Não havendo êxito na solução da demanda, busque o Procon/MS por meio do registro de reclamação no site ou nas unidades de atendimento presencial.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fim das redes sociais para menores de 16 anos

O Senado da Austrália aprovou, nesta quinta-feira (28/11), a proibição de redes sociais para menores de 16 anos. A decisão é inédita no mundo....

Em entrevista, Sargento Rodrigues defende regulamentação de bicicletas elétricas e suspensão de radares

Vereador, que foi reeleito para mais um mandato nas eleições deste ano defendeu o uso de display digital nos radares para maior segurança e menos penalizações injustas, segundo ele.

Suspeito de furto é linchado por populares no bairro Vila Alegre

Homem foi levado à UPA com ferimentos antes de ser conduzido à delegacia.