36 C
Três Lagoas
quarta-feira, 19 de fevereiro, 2025

PRF encerra operação em fronteiras com apreensão de droga e de cigarros

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu, nesta sexta-feira (14), uma operação de combate a crimes transfronteiriços nas regiões de fronteira com Paraguai, Argentina e Bolívia. A ação, realizada de forma coordenada entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, contou com o reforço de 90 policiais rodoviários federais deslocados de diversas unidades do país. Ao longo de uma semana de trabalho intensivo, foram apreendidas 11,9 toneladas de drogas, sendo 3,9 toneladas diretamente nas áreas de fronteira.

A operação, iniciada na última sexta-feira (07), mobilizou equipes especializadas, como o Núcleo de Operações Especiais (NOE) e o Grupo de Operações com Cães (GOC), além dos Grupos de Patrulhamento Tático (GPT) locais. O uso de aeronaves e cães farejadores foi fundamental para o sucesso das fiscalizações, que resultaram em diversas ocorrências significativas nos dois estados.

Destaques das apreensões
No Mato Grosso do Sul, já no primeiro dia da operação, a PRF apreendeu mais de 2,6 toneladas de maconha e 825 munições escondidas em uma carga de ferro em Campo Grande. Em Terenos (MS), 125 kg de cocaína foram encontrados em meio a uma carga de carne, evidenciando a criatividade dos criminosos para burlar a fiscalização.

No Paraná, a operação também registrou casos emblemáticos. Em Guaíra, na quarta-feira (12), foram apreendidos 5 mil cigarros eletrônicos contrabandeados e escondidos em uma carga de grãos. Já em Mercedes, no dia 13, uma carreta transportando aproximadamente 600 mil maços de cigarros foi interceptada e teve a carga apreendida.

Os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, que fazem fronteira com Bolívia, Paraguai e Argentina, são rotas estratégicas para o tráfico de drogas, armas e produtos contrabandeados. Em 2024, essas regiões foram responsáveis por 65% das drogas apreendidas pela PRF em todo o país, totalizando mais de 545 toneladas de maconha, cocaína e derivados.

Balanço geral da operação

  • 11,9 toneladas de drogas apreendidas (3,9 toneladas diretamente nas fronteiras);
  • 4 armas de fogo e 875 munições;
  • 25 veículos recuperados;
  • 1,1 milhão de maços de cigarros e 8.639 cigarros eletrônicos apreendidos;
  • 170 pessoas detidas;
  • 12.982 veículos fiscalizados.

Números por estado

  • Mato Grosso do Sul: 7,6 toneladas de drogas, 93 cigarros eletrônicos, 12 veículos recuperados, 59.750 maços de cigarros, 3 armas de fogo, 875 munições e 89 detidos.
  • Paraná: 4,3 toneladas de drogas, 8.546 cigarros eletrônicos, 13 veículos recuperados, 1,08 milhão de maços de cigarros, 1 arma de fogo e 81 detidos.

Com informações da PRF

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de Lei propõe uso de borracha de pneus inservíveis em asfalto de Mato Grosso do Sul

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou, na sessão ordinária desta quarta-feira (19), o Projeto de Lei (PL) 30/2025, que visa incentivar o...

Governo de mS lança Programa Cuidando em Casa

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Resolução SES/MS nº 340, de 14 de fevereiro de 2025, deu um...

Moradores ficam em pânico após mulher invadir casa, agredir moradora e botar fogo em casa na Vila Piloto

Mesmo detida pela polícia, agressora foi liberada e continuou as ameaças, segundo informações de morador.