33.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de setembro, 2024

Presidente destaca contribuição da Petrobras para infraestrutura

22/06/2013 – Atualizado em 22/06/2013

Por: Assessoria

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, participou nesta sexta-feira (21/6), em São Paulo, do Seminário “Investimento em Infraestrutura: Base do Desenvolvimento”, promovido pela Revista Brasileiros. Em sua palestra, Graça Foster destacou como os investimentos da Companhia contribuem para o crescimento e a consolidação da infraestrutura do País.

O Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 da Petrobras prevê investimentos de US$ 236,7 bilhões, 95% destinados ao Brasil. Até 2020, a produção de petróleo passará dos atuais 2 milhões de barris por dia para 4,2 milhões, beneficiando-se da recuperação da indústria naval, responsável pela construção de sondas e barcos de apoio.

“Para alcançar essa produção de petróleo e cumprir os níveis de conteúdo local, nós tivemos o privilégio de fazer renascer a indústria naval offshore no Brasil”, afirmou a presidente da Companhia. “Temos hoje uma série de estaleiros que voltaram à atividade comercial depois de anos e anos parados, e tivemos que atuar muito forte para isso acontecer.”

Entre os estaleiros em atividade, Graça Foster citou o Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e os estaleiros Quip – Honório Bicalho, Rio Grande (ERG) e ERG 2, no Rio Grande do Sul. Em construção, citou os estaleiros Jurong Aracruz, no Espírito Santo, e o Enseada de Paraguaçu, na Bahia. “Todos eles têm uma carteira de encomenda que lhes dá garantia para continuar suas atividades até 2015, 2017 e 2020”, disse a presidente. “É um grande centro de geração de conhecimento e de criação de empregos”.

Além de impactar a indústria naval, o aumento da produção de petróleo da Companhia exige grandes investimentos em infraestrutura logística. Para atender a essas necessidades, a Petrobras criou o Programa Infralog – Programa de Otimização de Infraestrutura Logística. “Serão US$ 6 bilhões, até 2020, para ampliar a capacidade portuária, aeroportuária e dos terminais de petróleo”, explica Graça Foster.

Em relação às obras conduzidas pela Companhia, como nos casos das construções da Refinaria do Nordeste (Rnest), do Comperj e da** Unidade de Fertilizantes de Três Lagoas**, a presidente detalha que os investimentos não se restringem à estrutura das unidades. “Quando se constrói uma refinaria no Brasil, não é só a refinaria, mas toda a infraestrutura do entorno, como a construção de píeres, estradas de acesso, linhas de transmissão.”

Sobre os investimentos futuros, a presidente da Petrobras abordou as três rodadas de licitações da Agência Nacional de Petróleo de 2013. Na 11ª Rodada de Licitações, realizada em maio, a Companhia arrematou 34 dos 289 blocos e está avaliando como atuará na 12ª Rodada de Licitações (gás convencional e não convencional) e na 1ª Rodada de Partilha de Produção, que inclui o campo de Libra, previstas para o segundo semestre. “Com o que já temos hoje, vamos chegar em 2020 com 4,2 milhões de barris de petróleo por dia. Mas as três rodadas de licitação abrem uma nova janela para a indústria de petróleo e gás no Brasil, para além de 2020”, ressaltou a presidente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Campanha de vacinação e pesagem do Bolsa Família será realizada na USF do Parque São Carlos

USF Joel Noves da Silva promove ação para atualizar cadastros e carteirinhas de vacinação dos beneficiários do Bolsa Família.

Mulher ameaça “botar fogo” na casa da atual de ex-companheiro na Vila Piloto

Conflito entre as duas foi separado por vizinhos, mas vítima afirma que agressora prometeu voltar para atear fogo em sua casa.

Arapuá realiza 17ª Cavalgada com show de Rio Negro e Solimões e ação solidária

Evento terá bailão, cavalgada e almoço tropeiro; organizadores esperam grande público para celebrar a tradição sertaneja.