Em entrevista à Bloomberg, o presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que o país poderia sair do Mercosul para firmar um acordo comercial com os Estados Unidos, se necessário. No entanto, ele expressou preferência por negociar um acordo sem sair do bloco regional. Milei enfatizou que existem mecanismos para facilitar tais acordos dentro do Mercosul.
O bloco regional inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Milei destacou os esforços de sua administração para buscar um acordo comercial com os EUA, embora não tenha confirmado se isso foi discutido durante sua visita a Washington para a posse de Trump na segunda-feira.
Milei tem sido um crítico vocal do Mercosul, descrevendo-o anteriormente como uma “prisão” e faltando a uma cúpula do Mercosul no Paraguai em julho passado. Apesar de suas críticas, a Argentina elogiou o acordo Mercosul-União Europeia alcançado em dezembro, que o governo descreveu como um passo significativo para um mercado mais diversificado e competitivo para mais de 700 milhões de consumidores.
Com informações CNN Brasil