A Prefeitura de Três Lagoas está promovendo uma série de ações ao longo do mês de abril em alusão ao movimento “Abril Verde”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho, as ações são realizadas pelas secretarias municipais de Gestão e Inovação (SGI) e Saúde (SMS).
As atividades são organizadas para envolver servidores públicos municipais, gestores e a população em geral, com foco na valorização da vida, prevenção de acidentes e promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.
CAPACITAÇÃO ABRIL VERDE – SGI
Coordenada pelo Departamento de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, a Capacitação Abril Verde, foi iniciada no dia 1º de abril e voltada aos servidores públicos de diferentes secretarias. A programação inclui encontros temáticos com foco em segurança do trabalho, boas práticas organizacionais e prevenção de riscos ocupacionais:
• 09/04 – Capacitação no Crase Coração de Mãe, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social
• 17/04 – Atividade com servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SSPM)
• 29/04 – Encontro com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC)
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA – SMS
Outra ação de destaque promovida durante o Abril Verde é a realização da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece no dia 11 de abril, com o tema “Saúde como Direito Humano”.
O evento reunirá trabalhadores, sindicatos, gestores e profissionais da saúde para discutir políticas públicas, condições de trabalho e a importância da participação social na construção de ambientes laborais mais seguros e justos.
A conferência foi precedida por duas Pré-Conferências, realizadas nos dias 1º e 4 de abril, com o objetivo de coletar propostas e promover um debate ampliado com a sociedade.
COMPROMISSO COM A VIDA E COM O SERVIDOR
De acordo com a SGI, a campanha visa não apenas prevenir acidentes, mas também valorizar o servidor público e promover uma cultura de cuidado e responsabilidade com a saúde no trabalho.
A expectativa é que essas iniciativas tragam um impacto positivo e duradouro para a rotina dos servidores e fortaleçam a consciência coletiva sobre a importância da saúde ocupacional em todos os setores da administração pública.