31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Prefeitura encerra aplicação da vacina oral contra poliomielite

A partir de novembro, imunização será realizada com vacina injetável, conforme novo esquema vacinal do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que esta sexta-feira, 27 de setembro, será o último dia em que as Unidades de Saúde aplicarão a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”. A partir de 4 de novembro, a VOPb será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada por injeção, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Durante o período de transição, entre 30 de setembro e 4 de novembro, não haverá a aplicação da “gotinha” em crianças de 1 ano e 3 meses, e de 4 anos de idade. A imunização será temporariamente suspensa para que o novo esquema vacinal possa ser implementado. A mudança se baseia em dados epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.

O novo esquema vacinal será composto por:

  • 1ª dose: aos 2 meses de idade;
  • 2ª dose: aos 4 meses de idade;
  • 3ª dose: aos 6 meses de idade;
  • Dose de reforço: aos 1 ano e 3 meses de idade.

Apesar da mudança no tipo de vacina, o mascote das campanhas de vacinação, Zé Gotinha, continuará promovendo a imunização em todo o país, assegurou o Ministério da Saúde. A medida representa um marco importante para a saúde pública no Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...