22.5 C
Três Lagoas
sábado, 2 de novembro, 2024

Prefeitura apresenta Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Política – 26/04/2013 – 09:04

Em cumprimento à legislação ambiental, segmentos da população interessada tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e propor sugestões ao Plano

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, realizou Audiência Pública para apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos(PGRS), no Anfiteatro da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus Três Lagoas, na noite desta quarta-feira (25).

O objetivo da audiência foi informar a população, dirimir dúvidas e recolher críticas, sugestões e opiniões de segmentos envolvidos e interessados.

“Com esta audiência completa-se a última etapa da elaboração do plano para que consequentemente possamos executá-lo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia Milton Gomes Silveira,na abertura do evento.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada a partir da Lei nº 12.305/2010 estabeleceu como um dos seus principais instrumentos o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

“Este plano é um sonho antigo, embarcando a Lei Nacional, é um apoio ainda maior ao meio ambiente na destinação correta do lixo e outros resíduos”, destacou o promotor de Meio Ambiente de Três Lagoas, Antônio Carlos Garcia de Oliveira.

O vereador Apóstolo Ivanildo (PSB), no ato representando a Câmara Municipal, também observou que, “prevenir é melhor do que remediar e nunca é tarde para iniciar um plano, um projeto. Creio que este plano será bem executado. Só temos a ganhar”, disse o vereador.

De acordo com a explanação do engenheiro Ambiental, Diego Lanza Lima, que participou da elaboração do PGRS, o plano reúne um conjunto de ações voltadas à busca de soluções dos resíduos.

“A política Nacional foi elaborada com base em 19 itens como conteúdo mínimo do plano”, disse.

PLANO DE EXECUÇÃO

O Município contará com quatro financiadoras para auxiliar na destinação correta destes resíduos, “e as indústrias devem elaborar cada uma o seu projeto de destinação de resíduos, pois são setores privados e cabe à Prefeitura cobrar de cada uma para que tudo proceda de forma coerente”, esclareceu o engenheiro.

O PGRS é uma ferramenta que irá subsidiar para maior efetividade o cumprimento das metas de redução de geração de resíduos e internalização dos custos sociais (econômicos e ambientais).

Com isso cada Município responsável pelo manejo de resíduos sólidos deve melhorar a capacidade institucional e operacional para a gestão dos serviços e atender às novas responsabilidades estabelecidas na Lei Federal de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A caracterização dos resíduos sólidos divide-se em borracha (3%); couro (3%); madeira (3%); matéria orgânica (51%); metais ferrosos (1%); metais não ferrosos (1%); papel (7%); papelão (7%); plástico duro (5%); plásticos maleáveis (8%); trapos/pano (2%); vidro (3%); outros materiais (7%).

Segundo pesquisa para elaboração do PGRS, detectou-se que Três Lagoas possui em médiauma geração de 0,98 Kg/habitantes/dia, sendo a composição gravimétrica média distribuída conforme citado no parágrafo acima.

São atendidos 15 setores de coleta, sendo 13 deles no perímetro urbano, 01 no setor no Distrito Industrial e 01 setor que engloba os Distritos de Arapuá e Garcias além de algumas casas de alguns ranchos.

BENEFÍCIOS

O PGRS trará benefícios à população e ao meio ambiente, bem como à preservação da saúde pública, otimização da utilização de aterros sanitários e consequentemente aumento de sua vida útil, preservação de recursos naturais e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.

AUTORIDADES

Além das autoridades já citadas, participaram da audiência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra; secretário de Finanças, Receita e Controle, Gilmar Meneguzzo; secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Paulo da Paz; presidente do Sest/Senat, Celso Pereira; presidente do Rotary Clube Cidade das Águas, Marcos Moura; e demais representantes de órgãos públicos e privados e populares.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caminhão tritrem colide com teto de posto de combustível no Anel Viário de Três Lagoas

Veículo de grande porte danifica estrutura de cobertura e quase provocou um desabamento, porém ninguém ficou ferido.

Briga entre moradores de rua termina em furto de celular em frente à Casa da Sopa

Polícia Militar foi acionada após desentendimento que resultou no furto de um telefone, mas suspeito não foi localizado.

Aviões da FAB colidem no ar durante voo de instrução em Pirassununga

Dois aviões, modelo T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um voo de instrução nesta sexta-feira (1°) na cidade de Pirassununga, em...