18/06/2013 – Atualizado em 18/06/2013
Por: Mil Notícias
o prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) visitou a construção da ponte que vai ligar Três Lagoas (MS) até Castilho (SP)no último domingo (16).
A visita, que também contou com a participação do vice-prefeito Dr Charles, do secretário da Fazenda José Henrique Pastorelli, do coordenador Haruo Kojo, foi auxiliada pelos cidadãos Adilson Dantas e Rubens Duchini, partiu de lancha e barcos do bairro Beira Rio em Castilho seguindo pelo rio Paraná, até o local da construção.
De longe, a construção da ponte, que deverá se tornar o maior acesso entre os dois estados, deve ser a maior obra de infraestrutura edificada na região em várias décadas: “Separados pelo rio Paraná, os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo têm hoje quatro pontes, sendo uma rodoferroviária e outra exclusivamente ferroviária.
Pedimos agilidade para concluir a obra prevista par ao segundo semestre de 2014, tivemos a grata surpresa em saber que a obra pode estar entregue dois meses antes do prazo, entre abril e maio de 2014”, disse o prefeito que espera que a ponte seja inaugurada logo em seguida.
Durante o percurso Jamil lembrou da luta que se iniciou em seu primeiro mandato de vereador para facilitar o acesso entre os dois estados na região. Até hoje o transporte ferroviário é feito pela velha ponte de metal que será preservada enquanto o acesso rodoviário é feito por cima da Hidrelétrica de Jupiá.
“Era uma luta que parecia muito grande para ser vencida tão rápido e hoje, para mim será uma satisfação ser o prefeito de Andradina, que vai ver a conclusão dessa ponte, que tem vital importância para a região, afinal de contas acreditamos que São Paulo começa aqui e o desenvolvimento sempre tem duas vias o que com certeza vai mudar o perfil de nossa região”, disse Jamil.
Jamil chegou a participar do ato de assinatura da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra, em junho de 2011, durante a celebração do 96º aniversário de Três Lagoas, chegando a assinar a ordem de serviço que liberou a construção do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), a vice-governadora, Simone Tebet (PMDB). Jamil estabeleceu contato com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda e o superintendente do DNIT do estado de São Paulo, Ricardo Madalena, que já esteve em Andradina e se tornou um forte aliado da cidade em várias questões.
A ponte
A ponte é tratada como uma Obra de Arte Especial, com 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos. Em Três Lagoas/MS o trecho de acesso completará o traçado definitivo da BR-262, alterando o caminho que leva à barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá). Do outro lado do rio Paraná, no município de Castilho/SP, uma nova via de acesso será construída da ponte até rodovia estadual SP-300 (Marechal Rondon). Diariamente 220 trabalhadores se dedicam a avançar seis metros de ponte todos os dias.
“Ela segue em direção à São Paulo e vai trazer um esperado progresso para os dois estados, encurtando e facilitando o caminho do desenvolvimento”, disse Jamil.
A ponte terá 17 bases e o vão entre elas chega a ser de 150 metros, o efeito visual entre a ponte velha e a nova representa a atual fase onde tudo se renova no limite dos dois Estados.
“Temos de presente a quem chega do Matogrosso do Sul, uma Marechal Rondon toda duplicada que leva a riqueza rumo à São Paulo, e no caminho esta Andradina, cada vez mais preparada para assimilar todo o desenvolvimento que é uma marca do Brasil da última década”, disse Jamil.
A construção da ponte foi garantida pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes. Antes da construção da usina, na década de 1960, a travessia de veículos, cargas e pessoas no local era feita por meio de balsa ou da ponte ferroviária Francisco de Sá, ao lado da estrutura que será construída. Com a usina, o tráfego passou a fluir pela própria barragem. Mas com a expansão da região, nos setores agrícola e industrial e o desenvolvimento urbano, o volume de tráfego no local aumentou consideravelmente.
A nova ponte vai absorver esse trânsito, com duas faixas de tráfego com 3,6m de largura cada uma, além de acostamentos de 2,5m de largura e passagem para pedestres.
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