14/06/2013 – Atualizado em 14/06/2013
Por: Assessoria
A prefeita Marcia Moura (PMDB) prestigiou na noite desta quarta-feira (12) a solenidade de entrega de título de Cidadão Três-lagoense ao desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Joenildo de Sousa Chaves, durante sessão solene realizada no Plenário da Câmara de Vereadores.
A entrega da homenagem foi iniciativa do presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás (PSDB) com subscrição dos demais vereadores. “Nada é por acaso e o senhor recebe esta homenagem por merecimento, para coroar tudo o que fez por Três Lagoas, que faz parte de seu currículo e isso muito nos enobrece”, destacou Jorginho.
Fazendo parte das homenagens, a esposa do desembargador, Clarice Maciel Sousa Chaves, emocionou os presentes com apresentações musicais no decorrer da solenidade. “É tão bom quando a alma da gente chega em uma cidade onde fomos felizes”, disse Clarice, ressaltando as “recordações memoráveis” da época em que viveram em Três Lagoas.
Em sua fala, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Joenildo de Sousa Chaves, citou a alegria e emoção ao retornar a Três Lagoas para receber as homenagens. “Receber esta comenda, a mais alta desta Casa de Leis, é uma honra. Ser filho desta terra sobrepõe a tudo que fizesse acrescentar ao meu currículo”, enalteceu.
Em sua trajetória profissional, Joenildo dedicou 33 anos a causa da magistratura. “É uma profissão que encontra proteção no amor. “Dedico este título à minha família, amigos e aos Magistrados deste Estado que dignificam e honram a Magistratura”.
Agradecido pela homenagem, o desembargador destacou dois importantes motivos para declarar amor a esta terra. “O primeiro deles é um dos meus filhos ter sido gerado aqui. O segundo motivo, atestado de minha admiração, é o meu pedido de remoção porque estive aqui, gostei dessa terra e dessa gente”.
Ao final de seu discurso, Joenildo deixou uma mensagem a todos que prestigiaram a solenidade. “Eu cumpri minha missão, procurando sempre acertar. O importante é semear! São as bênçãos divinas, entrelaçadas ao amor e à base familiar, que nos fazem ser alguém na vida e fazer algo pelo nosso semelhante”, concluiu.
Fizeram parte da mesa de autoridades o presidente da Câmara de Vereadores, Jorginho do Gás; a prefeita Marcia Moura; o deputado estadual Eduardo Rocha; o homenageado da noite, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Joenildo de Sousa Chaves; o desembargador Julizar Barbosa Trindade; a Juíza de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Três Lagoas, Janine Rodrigues de Oliveira Trindade; o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul – AMAMSUL, juiz Wilson Leite Corrêa; o defensor público, Alceu Conterato Junior; o presidente da Subseção da OAB/MS, Luiz Henrique Gusmão de Lima.
Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito, Luiz Akira; os secretários municipais Milton Silveira, Walter Garcia e a chefe de Gabinete, Silvânia Bersani; os vereadores Tonhão (PMDB), professor Nilo Candido (PDT), Welton Irmão (PRB), Apóstolo Ivanildo (PSB), Beto Araújo (PSD), Marcus Bazé (DEM); Klebinho (PPS), Adão da Apae (PMDB), Sirlene da Saúde (PRB), Gil do Jupiá (PSB) e Idevaldo Claudino (PT); demais representantes civis e militares, juízes, promotores, delegados, procuradores e advogados.
HOMENAGENS
Em seu discurso, o vereador Tonhão (PMDB) relembrou da época em que era presidente do Centro Acadêmico e já contava com o apoio do desembargador Joenildo. “Vossa excelência contribuiu muito para o curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e enalteceu não somente Três Lagoas e Campo Grande, mas também todo o estado de Mato Grosso do Sul”, disse Tonhão, resumindo Joenildo em um só adjetivo “humildade”.
A promotora da Infância e Juventude, Ana Cristina Carneiro Dias parabenizou ao desembargador Joenildo pelas homenagens. “Me recordo que conheci Vossa Excelência quando esteve aqui em 2011 para ministrar um curso sobre a infância e adolescência e pude perceber o quanto é sensível. Seu currículo é uma história de vida e com certeza fará ainda mais história enquanto presidente do nosso Tribunal”.
Para a Juíza de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Três Lagoas, Janine Rodrigues de Oliveira Trindade “a homenagem representa o reconhecimento dos serviços prestados, o carinho e o afeto experimentados pela população de Três Lagoas. A Comarca de Três Lagoas se entusiasta e se rejubila porque pôde fazer parte de sua trajetória de vida”, destacou Janine, acrescentando a “atuação incansável de Vossa Excelência pela efetivação da busca dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) também parabenizou o novo “irmão” três-lagoense e lhe fez um pedido. “Como irmão três-lagoense faço o pedido para elevar a nossa Comarca como Entrância Especial. Teremos orgulho de no futuro dizer que como filho desta terra o senhor deixou esse legado”.
A prefeita Marcia Moura (PMDB) parabenizou o “mais novo irmão” dos três-lagoenses e definiu a solenidade como uma noite de emoção e amor. “O homem se faz pela família, valores morais, sabedoria e respeito ao próximo e o senhor sempre foi e continua uma pessoa humilde, que faz a diferença na Justiça de Mato Grosso do Sul, na vida das pessoas humildes e na vida das pessoas da nossa cidade. Três Lagoas o abraça com muito carinho. O senhor faz parte da história da nossa cidade, escreveu páginas que jamais serão esquecidas”, reforçou Marcia.
HISTÓRICO DO HOMENAGEADO
Nascido aos dois dias do mês de outubro do ano de 1944, baiano de nascimento, o Desembargador Joenildo de Sousa Chaves é filho do senhor José Sousa e da senhora Elzita Chaves Sousa. Casou-se com Clarice Maciel Sousa Chaves com que tem três filhos, Sofia, José e Matheus.
Professor da Cadeira de Legislação Aplicada, do Instituto Norte Mineiro de Educação, 1967-1968 e 1971 a 1974;
Advogado em Montes Claros e região do Norte de Minas 1972-1980;
Secretário de Fazenda do Município de Montes Claros, de 1974-1977;
Aprovado em concurso para o cargo de Delegado de Polícia em Minas Gerais em 1975;
Professor assistente de prática forense da Faculdade de Direito do Norte de Minas, 1976-1980;
Professor titular das cadeiras de Direito Administrativo, Legislação e Finanças Públicas, da Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas;
Juiz de Direito da Comarca de Amambai (Ingresso na Magistratura – 1980);
Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, de 2ª Entrância (Promoção por merecimento – 1982);
Juiz de Direito na Vara Criminal e de Menores da Comarca de Três Lagoas (Remoção a pedido – 1985);
Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Campo Grande, de Entrância Especial (Promoção por antiguidade – 1987);
Juiz Eleitoral das Zonas Eleitorais de Amambai, Corumbá e Campo Grande.
Professor de Direito Comercial da Escola Superior da Magistratura, 1988-1989;
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (Promoção por merecimento – 09.03.95.)
Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (2003/2004);
Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (2005/2006);
Membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA, biênio 2009-2010;
Vice-Presidente e Corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (2011/2013);
Desembargador, membro da 1ª Turma Cível, da 2ª Seção Cível, do Órgão Especial e do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul;
Coordenador da Infância e Juventude do Estado de Mato Grosso do Sul, gestão 2010-2012;
Eleito para exercer o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul para o biênio 2013/2015