13/06/2013 – Atualizado em 13/06/2013
Por:Assessoria
A prefeita Marcia Moura (PMDB) sancionou a Lei 2.721, de 4 de junho de 2013, aprovada pela Câmara Municipal, que “autoriza o Poder Executivo a criar e implantar o núcleo municipal de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.
A assinatura da inédita Lei Municipal, encaminhada ao Legislativo pela prefeita Marcia Moura e aprovada por todos os vereadores, foi na manhã desta quarta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete, na presença do diretor administrativo da Apae de Três Lagoas, vereador Adão José Alves (PMDB), acompanhado da diretora da escola da Apae, Giselda Aparecida da Silva Alves; e o secretário de Governo, Walmir Marques Arantes.
Na solenidade, estavam também a coordenadora de Mercado de Trabalho da Apae, Silvana Cristina Fontanetti Pinto, e a terapeuta ocupacional Adriana Resende Arantes, junto com alunos da Apae, em preparação para ingresso no mercado de trabalho, a Cláudia, Mário Márcio e o Fábio.
A Lei foi enviada à Câmara Municipal, em atenção à Indicação do vereador Adão da Apae, “como coroação de um projeto que temos há anos e que agora deverá ser executado na Administração da prefeita Marcia Moura”, destacou o vereador.
“Com o apoio da prefeita Marcia Moura, estamos finalmente conseguindo realizar grande parte dos nossos sonhos”, observou Adão da Apae.
Além de “dar dignidade à pessoa com deficiência, assegurando-lhe o direito de ingressar no mercado de trabalho, estamos também valorizando e favorecendo a sua família, dando-lhe condições para a melhoria da sua vida”, ressaltou o vereador, que há mais de 17 anos tem se dedicado à Apae.
“Três Lagoas é pioneira nesta iniciativa de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Enquanto em outras cidades a pessoa com deficiência está perdendo oportunidades, em Três Lagoas cresce essa preocupação e incentivo à pessoa com deficiência”, observou Giselda, dirigindo-se à prefeita.
“Nossos alunos são pessoas com potencial para estar de ombro a ombro com os outros trabalhadores”, completou a diretora da Apae.
“A Lei é oportuna e vem a calhar com o momento de aumento da oferta de vagas de trabalho que Três Lagoas vive”, comentou Silvana, responsável pela preparação e indicação de alunos da Apae para o mercado de trabalho.
INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Ao assinar a Lei, que entra em vigor na data da sua publicação, a prefeita Marcia Moura ressaltou a importância de Três Lagoas poder contar com legislação específica, voltada para a responsabilidade da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
“É uma proposta e luta do nosso vereador Adão da Apae e a assinatura desta Lei é o reconhecimento que temos da importância do trabalho, atenção, educação e todo o acompanhamento que é dado às nossas crianças, adolescentes, jovens e até adultos com deficiência, por todos os que trabalham na nossa Apae”, disse a prefeita.
“Essas pessoas são iguais a todos nós e, mesmo com deficiência têm mostrado que têm responsabilidade, competência, coração, carinho e atenção, que merecem ser seguidos e admirados”, comentou Marcia Moura.
Como consta no artigo 2º da referida Lei, “o Núcleo Municipal de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho tem por objetivo prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência, tornando medidas de caráter legislativo, social, educacional, trabalhista, ou de qualquer outra natureza, que sejam necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência e proporcionar a sua plena integração à sociedade”.