23.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Prefeita abre oficialmente a Feira Três Lagoas Florestal

Política – 11/04/2012 – 14:04

Márcia Moura falou da importância do evento para mostrar o quanto Três Lagoas vem se destacando no cenário nacional

A prefeita Márcia Moura (PMDB) abriu oficialmente a 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável da Região de Três Lagoas, a “Três Lagoas Florestal”, na noite desta terça-feira (10), no recinto do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.

Antes da solenidade da abertura oficial da feira, quando haviam sido inscritos mais de 4 mil pessoas, a prefeita participou do ato de entrega de uma unidade móvel para o Centro de Capacitação Profissional José Paulo Rímoli, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Três Lagoas.

A entrega foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Marcolino Longen, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, representando o governador André Puccinelli; presidente da Fibria, Marcelo Castelli; presidente da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Sério Alípio; presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mário Sant’Anna; presidente da Eldorado Brasil, Germano Vieira; e do presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS), Luiz Calvo Ramires Júnior, entre as demais autoridades e empresários dos variados setores da cadeia produtiva de florestas, celulose e papel, entre eles, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza.

Essa unidade móvel com toda uma estrutura montada numa carreta, em uma área de 39 m², onde a Fiems investiu mais de R$ 600 mil, está equipada com 10 modernos computadores com softwares de simulação virtual de operadores de máquinas de colheita industrial de eucalipto.

Graças a esses equipamentos da unidade móvel do Senai, o aluno terá oportunidade de receber toda a capacitação teórica necessária, através dos simuladores virtuais. Com isso, o aluno terá mais facilidade e agilidade no aprendizado prático nas máquinas reais, que irá operar como profissional, como explicou e destacou Sérgio Longen.

ABERTURA OFICIAL DA FEIRA

A solenidade da abertura oficial da Três Lagoas Florestal foi na Casa do Criador, em ambiente de auditório, com capacidade para 600 pessoas sentadas, montado pela empresa organizadora do evento, a Painel Florestal, dirigida pelo empresário Robson Trevisan.

A Painel florestal informou que foram investidos aproximadamente R$ 2,8 milhões na montagem e organização da Feira. Nesses recursos estão incluídos o apoio da Prefeitura de Três Lagoas e os investimentos dos empresários na montagem e aluguel dos stands, transporte de maquinários para exposição e toda a logística para o funcionamento do evento.

No recinto do Parque de Exposições estão montados 112 stands e a programação prevê, além das visitas técnicas a florestas e às indústrias, a realização de 20 palestras, a serem proferidas por autoridades nos assuntos temáticos a serem expostos.

Logo após declarada oficialmente aberta, pela prefeita Márcia Moura, a solenidade começou com a execução do Hino Nacional, em solo de violão do músico Marcelo Loureiro. Ele também participou de um vídeo em que foi mostrado o potencial de florestas plantadas na região de Três Lagoas.

RECONHECIMENTO

Na maioria dos pronunciamentos, as autoridades derem ênfase à prefeita Márcia Moura, “pelo apoio e pela coragem de ter abraçado evento deste porte”, já considerado “o maior de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil”, no setor de florestas.

Quanto ao apoio da Prefeitura de Três Lagoas e a grandeza da Feira, isso “demonstra o quanto este setor é importante para o estado de Mato Grosso do Sul” e quanto é significativa para o “setor produtivo o apoio e a parceria com o Poder Público”, destacou Mário Sant’Anna, da Câmara Setorial.

O MS é um dos únicos Estados “que mais vem crescendo na área florestal, graças aos incentivos do Governo do Estado, que reconhece o quanto é importante este setor. Aqui podemos ver o quanto a cadeia produtiva do setor florestal tem incrementado o desenvolvimento” de Três Lagoas e toda a Costa Leste, comentou Mário Sant’Anna.

TRÊS GRANDES GIGANTES DO DESENVOLVIMENTO

Por sua vez, a prefeita Márcia Moura reconheceu publicamente e agradeceu a participação de “três importantes gigantes do desenvolvimento de Três Lagoas, Fibria, Eldorado Brasil e International Paper”.

“Como cidadã e prefeita desta nossa Três Lagoas, dou meu testemunho que as florestas plantadas têm gerado mais emprego e renda, fazendo crescer a cada dia mais e mais oportunidades para todos”, disse Márcia Moura.

“Segundo pesquisas já divulgas, a população de Três Lagoas é uma das mais otimistas do Brasil, quanto às perspectivas de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida”, lembrou a prefeita.

Como prefeita, “tenho a convicção que a melhor política está na gestão com responsabilidade e procuro trabalhar para que os resultados do desenvolvimento da nossa Região Costa Leste sejam aproveitados pelo maior número de pessoas possível”, disse.

“Posso afirmar que nossa administração municipal está atenta e pronta a enfrentar o que consideramos os bons desafios do desenvolvimento”, completou Márcia Moura.

A prefeita, juntamente com empresários do setor florestal foram agraciados com o “Troféu Três Lagoas Florestal”, confeccionado em madeira de eucalipto e pinus.

Fonte: Assecom Prefeitura / Marco Campos/Assecom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem desmaia após ingestão de drogas e remédios na Lagoa Maior

SAMU socorreu rapaz, que passou mal após discussão familiar e uso de substâncias proibidas.

Operação conjunta da Polícia Civil prende novamente traficante no Novo Oeste

Suspeito, que já é conhecido nos meios policiais foi flagrado com drogas, já prontas para o tráfico.

Mercadorias de descaminho são apreendidas pelo 2° Pelotão na MS 395

Dois veículos com produtos importados ilegalmente do Paraguai são interceptados em menos de 24 horas.