O preço dos ovos de Páscoa em 2025 deve sofrer um aumento significativo, impulsionado pela alta de 189% no valor do cacau nos últimos 12 meses. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia), que aponta a redução na safra da Costa do Marfim, maior produtor mundial, como principal fator para a elevação do custo do insumo.
A escassez do cacau impactou diretamente os custos de produção, o que reflete no preço final dos chocolates. Além disso, o aumento de 11,99% no preço do chocolate registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 também contribui para a expectativa de alta no preço dos ovos de Páscoa.
Para minimizar o impacto do aumento nos preços, a indústria alimentícia está se adaptando, planejando a adição de ingredientes como biscoitos nos ovos de Páscoa, o que poderia diluir os custos e amenizar o encarecimento do produto. No entanto, essa alternativa ainda não é suficiente para evitar a alta nos preços, que deve refletir diretamente na compra do consumidor.
Embora o cultivo de cacau tenha apresentado crescimento no Pará, o aumento da produção no Brasil não é imediato, já que o ciclo de cultivo do cacau leva cerca de quatro anos para produzir frutos, o que não resolve a escassez atual. Além disso, outros produtos agrícolas, como o café, também registraram uma alta expressiva de 140% no mesmo período, o que agrava ainda mais a situação econômica do setor.