A inflação medida pelo IBGE em 2024 foi de 4,83%, ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo governo, que era de 4,5%. O resultado gerou debates e diferentes interpretações sobre as causas e as possíveis soluções para o problema.
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), descartou qualquer intervenção do Ministério da Fazenda para controlar o preço dos alimentos. Randolfe atribuiu o resultado da inflação às mudanças climáticas, que prejudicaram as safras, e à alta do dólar. O senador acredita que a inflação vai diminuir ao longo deste ano como consequência da política econômica adotada pelo governo.
Por outro lado, o senador Jorge Seif (PL-SC) avalia que os alimentos continuarão caros, pois o governo não reduziu os gastos públicos nem implementou medidas que promovam o crescimento econômico. Seif criticou a falta de ações do governo para conter a inflação e impulsionar a economia.