22.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de abril, 2025

Piracema chega ao fim e pesca está liberada em Mato Grosso do Sul

 A pesca está oficialmente liberada nos rios de Mato Grosso do Sul. O período de defeso – iniciado em 5 de novembro do ano passado – chega ao fim, permitindo que os pescadores voltem às atividades, desde que respeitem as normas vigentes para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros do Estado.

Com a reabertura da pesca, é necessário que os pescadores estejam devidamente licenciados. A Licença Ambiental pode ser emitida digitalmente pelo site do Imasul. Além disso, os petrechos utilizados devem seguir a legislação vigente, proibindo equipamentos predatórios.

O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, reforça a importância do período de defeso para a preservação das espécies e a fiscalização contínua.

“O defeso é essencial para a reposição dos estoques pesqueiros. Agora, com a liberação da pesca, manteremos uma fiscalização rigorosa para coibir irregularidades e assegurar o cumprimento das normas ambientais”, destacou Borges.

O gerente de Fauna do Imasul, Vander Melquiades, ressalta a importância do pesque-e-solte. “Os pescadores esportivos devem adotar técnicas que minimizem os impactos sobre os peixes, como o uso de anzóis sem farpa, manuseio adequado e liberação rápida na água para garantir a sobrevivência do animal”, explica.

Operação Piracema 2024/2025 e fiscalização

Durante o período de defeso, a pesca foi restrita à subsistência de comunidades ribeirinhas, com fiscalização rigorosa dos estabelecimentos comerciais. Agora, com a liberação, a fiscalização segue intensificada para garantir o cumprimento das regras.

A Operação Piracema 2024/2025 mobilizou 320 policiais militares ambientais, 70 fiscais do Imasul e, pela primeira vez, contou com o reforço de 120 policiais da Polícia Militar Rural (PMR). O monitoramento via satélite e ferramentas de inteligência georreferenciada ajudaram a identificar pontos críticos de pesca ilegal, que seguirão sob fiscalização redobrada.

“A estratégia de fiscalização deste ano foi aprimorada, com barreiras quádruplas e monitoramento rigoroso. Nosso foco é garantir que as regras sejam respeitadas e que a pesca ocorra de maneira ordenada e responsável”, afirmou Luiz Mário, diretor de Licenciamento do Imasul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá continuação de tempo instável nesta quarta-feira

Temperaturas variam entre 21°C e 31°C, com possibilidade de chuvas isoladas.

Etapa municipal da Conferência Nacional do Meio Ambiente é concluída

A etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA) foi concluída na última semana com consultas presenciais à população em 2.570...

ÚLTIMOS DIAS- Vagas para o Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Defesa Civil estão acabando

Devido à grande procura, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa...