A Petrobras confirmou que fará um acordo para reassumir a posse e a produção das fábricas de fertilizantes de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), paralisadas desde 2023. As unidades estavam arrendadas à empresa Proquigel, subsidiária da Unigel, desde 2020.
O acordo visa encerrar disputas contratuais e arbitragens com a Proquigel e ainda depende da aprovação da empresa. Após a formalização, a Petrobras realizará uma licitação para operar e manter as fábricas, seguindo seu plano estratégico de fortalecer a produção nacional de fertilizantes.
As duas unidades têm capacidade de produção de ureia, amônia e outros derivados do gás natural, insumo essencial para a agricultura. A reativação das plantas pode gerar até 2,4 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que celebrou a decisão.
A retomada é estratégica, já que o Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que consome. A alta dependência externa — especialmente de países como a Rússia — impacta os custos da produção agrícola e, consequentemente, o preço dos alimentos.
A Petrobras já havia dado sinais de retorno ao setor com a reabertura da fábrica de fertilizantes no Paraná, em 2023. Agora, com a reativação das unidades no Nordeste, a estatal reforça sua intenção de reduzir a dependência externa e fortalecer a segurança alimentar do país.
Com informações Agência Brasil