Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 27, aponta que 66% dos entrevistados acreditam que o governo errou mais do que acertou na polêmica envolvendo o Pix, enquanto 19% afirmam que o governo acertou mais. Para 5%, o governo teve acertos e erros iguais, e 10% não souberam ou não responderam.
O levantamento também mostra que 43% dos entrevistados têm visto mais notícias negativas do que positivas sobre o governo Lula, um aumento em relação aos 41% registrados em dezembro. Por outro lado, 28% dizem ter visto mais notícias positivas, uma queda em relação aos 32% do levantamento anterior. Aqueles que não têm ouvido notícias somam 25%, e 4% não souberam ou não responderam.
Entre as notícias mais positivas mencionadas espontaneamente, 7% dos entrevistados destacaram o Bolsa Família de R$ 600 com adicional de R$ 150 para crianças. Já 11% apontaram a regulação do Pix como a notícia mais negativa.
Opiniões sobre alimentos e comunicação do governo
A pesquisa também revelou que 63% dos entrevistados são contra a mudança no sistema de validade dos alimentos, enquanto 22% são a favor. Aqueles que se declararam nem a favor, nem contra somam 6%, e 9% não souberam ou não responderam.
Em relação à comunicação do governo, 53% avaliaram como negativa, 18% como positiva, 23% como regular, e 6% não souberam ou não responderam.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um nível de confiabilidade de 95%.
Com informações Uol