25.4 C
Três Lagoas
sábado, 28 de dezembro, 2024

Pesquisa da aponta otimismo moderado para 2025

Uma pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país irá melhorar em 2025. O índice permanece o mesmo registrado em outubro deste ano, mas está dez pontos abaixo do resultado de dezembro de 2023, quando 59% demonstraram otimismo quanto ao futuro.

Por outro lado, a parcela dos entrevistados que consideram que o Brasil irá piorar aumentou de 23% em outubro para 28% em dezembro, número que supera em 11 pontos os 17% registrados no mesmo período do ano passado.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entrevistadas nas cinco regiões do país, e reflete uma percepção mais cautelosa da população diante dos desafios econômicos e sociais enfrentados em 2024.

O levantamento mostrou que a maioria dos entrevistados (66%) avalia que, em 2024, o Brasil melhorou (40%) ou ficou igual (26%) em relação a 2023. No entanto, esse percentual é 13 pontos menor que os 79% de dezembro do ano passado (49% disseram que melhorou, e 30% que ficou igual).

A percepção de piora, por sua vez, aumentou significativamente. Enquanto 20% dos entrevistados avaliavam negativamente o ano de 2023 em relação ao anterior, essa porcentagem subiu para 32% em 2024, um crescimento de 12 pontos percentuais.

Para o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, o levantamento reflete sentimentos mistos entre os brasileiros.

“Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 carregam otimismo e cautela, refletindo o que ocorreu ao longo do ano. De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”, explicou Lavareda.

O estudo reflete a complexidade do momento atual, com avanços em áreas como o mercado de trabalho, mas com desafios climáticos e econômicos que impactaram a visão dos brasileiros sobre o presente e o futuro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confusão em igreja: esposa expõe traição de pastor e viraliza nas redes sociais

Em Campos dos Goytacazes (RJ), Aryana Medeiros revelou, durante um culto, a traição de seu marido, o pastor Ruan Sérgio, com uma fiel que...

MS avança em infraestrutura aérea com investimentos que conectam o Estado ao mundo

Mato Grosso do Sul está consolidando sua posição como um dos estados mais promissores do Brasil no setor de logística e transporte com a...

Dono de pizzaria é preso com arma de fogo em Três Lagoas

Na madrugada deste sábado (28), a Polícia Militar prendeu o proprietário de uma pizzaria localizada na Rua Orestes Prata Tibery, no Centro de Três...