FIA Business School indica que os consumidores devem aumentar suas compras no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, mantendo o mesmo ritmo do quarto trimestre do ano passado. O estudo foi baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e manifestações espontâneas de consumidores nas redes sociais sobre suas intenções de compra.
Análise do consumo
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, os dados refletem o consumo das famílias brasileiras. “Comparando o primeiro trimestre de 2025 com o quarto de 2024, a primeira abordagem aponta para a estagnação do consumo. Entretanto, o primeiro trimestre de 2025 será melhor que o mesmo período do ano passado, com um aumento de 3,42%. Estima-se expansão para todas as categorias na classificação do IBGE”, afirmou.
Serviços e segmentos
A análise das redes sociais classificou o varejo em um número maior de segmentos, proporcionando uma visão mais detalhada. Dos 38 segmentos de serviços analisados, 25 apresentaram queda do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025, enquanto 13 mostraram aumento.
Inadimplência
Angelo destacou que, devido ao aumento de atrasos observados, espera-se uma taxa de inadimplência entre 5,37% e 5,70% para janeiro de 2025. Esse resultado é ligeiramente superior à inadimplência de 5,33% de dezembro e inferior aos 5,43% registrados em março de 2024, último mês do primeiro trimestre do ano passado.
Com informações InfoMoney