23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de fevereiro, 2025

Parceria entre SES e UFMS fortalece projetos inovadores para ampliar acesso a tratamentos de saúde em MS

A colaboração entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) continua avançando, com foco em iniciativas que promovem o acesso da população a tratamentos de saúde inovadores e acessíveis. Na última semana, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Patrícia Veiga Carrilho Olszewski, visitaram a UFMS para acompanhar o andamento de projetos estratégicos, como a expansão da infraestrutura acadêmica e o desenvolvimento do projeto Farmácia Viva.

Durante a visita, a comitiva conheceu as recentes reestruturações realizadas na Faculdade de Medicina, além de áreas como fisioterapia, psicologia e odontologia. Um dos destaques foi a farmácia-escola, que já está em operação em parceria com a Casa da Saúde. O espaço, que atualmente produz medicamentos, deve ampliar suas atividades com a implementação do projeto Farmácia Viva, voltado para a produção de medicamentos fitoterápicos a partir de plantas medicinais.

O secretário Maurício Simões Corrêa destacou a importância de investir em soluções inovadoras para a saúde pública. “Além de respaldar abordagens tradicionais no cuidado à saúde, o Governo está investindo em projetos como o Farmácia Viva, que oferece alternativas terapêuticas acessíveis e eficazes. Também estamos incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de novas formas de tratamento, garantindo que a população tenha acesso às melhores opções disponíveis”, afirmou.

No horto medicinal, a comitiva pôde acompanhar o cultivo de mudas que serão utilizadas no primeiro hectare do projeto Farmácia Viva. Quatro espécies iniciais, selecionadas com base em critérios científicos rigorosos, já estão sendo cultivadas para garantir insumos fitoterápicos de alta qualidade. Esses insumos serão processados na farmácia-escola e distribuídos à população, ampliando o acesso a tratamentos naturais e complementares.

A parceria entre a UFMS e a SES reforça o compromisso com a pesquisa e a inovação na saúde pública, integrando conhecimento acadêmico e políticas públicas para gerar benefícios concretos à população. Para a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES, Patrícia Veiga Carrilho Olszewski, os resultados já são visíveis. “Estamos muito satisfeitos com o progresso desses projetos, que beneficiam não apenas a comunidade acadêmica, mas também os pacientes atendidos no Hospital Universitário e na Casa da Saúde. O Farmácia Viva é um exemplo de como a integração entre academia e poder público pode melhorar a saúde da população”, avaliou.

Com informações secretaria de saúde de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ciro Nogueira critica Lula por sugestão de boicote a alimentos caros

O senador Ciro Nogueira (PP) fez duras críticas à sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sugeriu aos brasileiros que evitassem...

Nikolas Ferreira defende anistia para bolsonaristas condenados por depredações de 8 de Janeiro

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que defende a anistia para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro...

STF analisa validade de regras sobre sequestro internacional de crianças

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (6) a análise da validade das regras sobre sequestro internacional de crianças, previstas na Convenção de...